SINDICATOS DEBATEM O PAPEL DO EXECUTIVO NA SUPERAÇÃO DE DESAFIOS – SINDAL-TR

SINDICATOS DEBATEM O PAPEL DO EXECUTIVO NA SUPERAÇÃO DE DESAFIOS

O Sindal esteve entre os vinte e sete sindicatos patronais do estado do Rio de Janeiro que participaram no dia 29 de julho, do curso “O Papel do Executivo na Superação de Desafios do Sindicato”, realizado pelo Movimento Sindical FIRJAN, no Rio de Janeiro. O curso é parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), promovido pela CNI.

Com auxílio do consultor Roberto Karam, os executivos dos sindicatos tiveram a oportunidade de apresentar suas dificuldades para superar obstáculos e conhecer práticas já realizadas por outros sindicatos com o mesmo objetivo.

“O evento foi perfeito! Este encontro entre os executivos de diferentes regiões nos mostrou um horizonte bastante amplo de possibilidades e oportunidades de aprendizado”, conta Célia da Matta, assistente administrativo da Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Petrópolis, que apoia os sindicatos da região em suas ações.

Para a presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Petrópolis (Sindmmep), Waltraud Keuper, a troca de experiências entre os executivos é fundamental para o fortalecimento dos sindicatos e, consequentemente, do associativismo. “Esses profissionais lidam diretamente com as empresas da base de cada sindicato e são eles que, muitas vezes, apresentam o sindicato aos potenciais associados”, explica.

O executivo do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo (Sindanf), Alessandro de Souza, aprova a realização de mais cursos voltados para este público. “Parabéns pelo curso e pela qualidade do consultor, que nos trouxe belas experiências e orientações que realmente necessitamos para melhor desenvolver nosso trabalho. Agradeço ao Movimento Sindical pela organização e pelo suporte dado aos sindicatos do Rio. Agora torço para que aconteçam outros eventos como esse”.