ROADSHOW: SAIBA COMO CONCORRER A VERBAS PARA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO – SINDAL-TR

O Sistema FIRJAN promove, a partir de julho, o Roadshow FIRJAN de Inovação e Tecnologia, um evento que vai percorrer as Representações Regionais da Federação, reunindo empresários e agentes do sistema regional de inovação (como, por exemplo, FAPERJ, FINEP, AGERIO, BNDES, INMETRO, SEBRAE-RJ e os Centros de Tecnologia SENAI), apresentando soluções em fomento para inovação e tecnologias para as diferentes cadeias produtivas do estado. O objetivo é capacitar pequenas, médias e grandes empresas para concorrer em editais de financiamento.

No evento, o público poderá saber mais sobre linhas de fomento e conhecer cases de empresas regionais que tiveram projetos apoiados pelos agentes de inovação. Os empresários também terão a oportunidade de receber atendimentos personalizados com foco na capacitação para a elaboração e execução de projetos inovadores.

Os eventos vão atender às especificidades das diferentes regiões do estado, levando em consideração a vocação de cada área. Segundo o assessor chefe de Inovação Tecnológica do Sistema FIRJAN, Anderson Rossi, o Road Show contará com seminários com conteúdo específico para a indústria de cada região. “Nós levantamos dados macrorregionais, informações históricas das cidades, o perfil das empresas e os setores mais estratégicos em cada uma delas, justamente para oferecer um serviço mais qualificado e eficiente para as indústrias”, explicou.

Dessa forma, o Roadshow FIRJAN de Inovação e Tecnologia visa a proporcionar ao empresário um ambiente de estímulo ao conhecimento, ao relacionamento e a parceria em prol do aumento da competitividade e da inovação. O evento é uma grande oportunidade de estar próximo de agentes locais do sistema de inovação como as universidades, empresas juniores e consultores, além de poder conhecer exemplos de empresas bem-sucedidas na aprovação de projetos inovadores.

Caravanas Tecnológicas

O Sistema FIRJAN acredita na importância da inovação para promover a competitividade do setor industrial fluminense e trabalha de forma consistente no desenvolvimento tecnológico do setor, seja apoiando pesquisas, seja incentivando a obtenção de financiamento.

Assim, desde 2006, as chamadas Caravanas Tecnológicas levaram a todas as regiões do Rio de Janeiro informações e apoio para as empresas que desejam incorporar práticas e processos inovadores às suas rotinas.

Um dos exemplos de sucesso é a empresa Maramar Pet, de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. A fábrica de ração para peixes desenvolveu um produto inovador a partir de um recurso proveniente de um edital de 2009. A nova ração evita o desperdício e o acúmulo de sujeira. Segundo o diretor da Maramar Pet, Fernando Cesar Quinto, sua empresa cresceu desde que começou a inovar por meio dos editais. “ouvir os depoimentos de outros empresários que já haviam tido uma experiência positiva foi decisivo para chegar de volta a minha cidade e, imediatamente, começar a escrever o nosso primeiro projeto”, afirmou.

Conheça as paradas do Roadshow e reserve um lugar na sua agenda:

– 16/07, às 09:00h – Regional Leste Fluminense (Niterói)
Foco: Indústria de madeira e móveis, naval e offshore, confecção e panificação

– 23/07, às 14:00h – Regional Sul Fluminense (Volta Redonda)
Foco: Indústria de metalomecânico, alimentos e bebidas.

– 28/07, às 09:00h – Regional Baixada I (Nova Iguaçu)
Foco: Indústria de construção civil, química e de cosméticos.

– 06/08, às 09:00h – Regional Baixada II (Duque de Caxias)
Foco: Indústria petroquímica e de plásticos.

– 25/08, às 14:00h – Regional Norte Fluminense (Campos dos Goytacazes)
Foco: Indústria de alimentos e bebidas, cerâmica vermelha, petróleo e gás.

– 26/08, às 14:00h – Regional Noroeste Fluminense (Itaperuna)
Foco: Indústria de pedras ornamentais, têxtil e confecções, alimentos e bebidas.

– 17/09, às 16:00h – Regional Centro Sul (Três Rios)
Foco: Indústria de alimentos e bebidas, plástico e metalmecânico, cerâmica vermelha.

– 24/09, às 15:00h – Regional Serrana (Petrópolis)
Foco: Indústria de tecnologia da informação e comunicação e design de móveis.

– 29/09, às 14:00h – Regional Centro Norte (Nova Friburgo)
Foco: Indústria de metalomecânico, têxtil, construção civil, alimentos e bebidas.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones:
0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio)
4002 0231 (custo de ligação local)

Fonte: Sistema FIRJAN