GRUPO DE MEIO AMBIENTE ESTUDA DESTINAÇÃO DO LIXO NA REGIÃO CENTRO SUL FLUMINENSE – SINDAL-TR
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

GRUPO DE MEIO AMBIENTE ESTUDA DESTINAÇÃO DO LIXO NA REGIÃO CENTRO SUL FLUMINENSE



No dia 07 de julho, o presidente da Representação Regional da FIRJAN/CIRJ no Centro Sul Fluminense, Alceir José Corrêa, se reuniu com representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente de Areal, Três Rios e Paraíba do Sul para tratar sobre a destinação dos lixos orgânicos e recicláveis na região.

 

Alceir falou sobre a necessidade de se coletar corretamente o lixo e, assim, aumentar a arrecadação de ICMS Verde (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “O objetivo destas reuniões é encontrar uma forma de reaproveitar o lixo que descartamos, já que 70% do que vai pro nosso lixo é reutilizável de alguma forma. Isso tudo é dinheiro que jogamos fora todos os dias. Trabalhar em parceira com as prefeituras municipais, através das Secretarias de Meio Ambiente é importante porque o trabalho de conscientização e recolhimento será feito por eles”, resumiu.

 

O grupo é acompanhado pelo especialista em Meio Ambiente da FIRJAN, Ivan Sá Earp Mello e Silva. “A ideia de criar este consórcio para coleta de lixo, reciclagem e produção de biodiesel é muito válida e as conversas estão avançando. Alguns municípios já realizam a coleta, mas os processos precisam ser aprimorados. O Sistema FIRJAN está aqui para dar este apoio”.

 

Grupo estuda forma para tratar da destinação do material recolhido (Foto: Angélica Garcia)

 

Responsável pela maior arrecadação de ICMS Verde entre as cidades da região, o município de Areal está em vantagem na coleta do material. “Atualmente, arrecadamos R$ 3,7 milhões de ICMS Verde, recolhendo cerca de oito toneladas de material reciclável por dia”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Areal, Juvenal de Souza Brasil Neto.

 

A reunião foi acompanhada também pelo consultor jurídico do Sistema FIRJAN, Gustavo Kelly Alencar.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Representação Regional FIRJAN/CIRJ – Centro Sul Fluminense

Compartilhe: