PATENTES OFERECEM INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A PESQUISA – SINDAL-TR

PATENTES OFERECEM INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A PESQUISA

Além de ser um direito para os inventores, que precisam recuperar o investimento em pesquisa para continuar inovando, a patente também pode ser uma ferramenta estratégica para quem está começando suas pesquisas com foco em inovação. Isso porque as patentes revelam tudo o que já foi inventado e permitem que você parta do estado da técnica, ou seja, não precise “reinventar a roda”.

Os documentos de patentes constituem a mais completa entre as fontes de pesquisa. Cerca de 70% das informações tecnológicas destes documentos não estão em qualquer outra fonte. De acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o número de pedidos de patentes tem crescido na ordem de 1,5 milhão a cada ano, que resultam em mais de 500 mil patentes concedidas.

Soluções para sua empresa

E tem mais: as tecnologias cujas patentes expiraram podem ser livremente usadas por qualquer pessoa. Vale lembrar que as patentes geram exclusividade comercial para o inventor por um tempo limitado (20 anos a partir do depósito para Patentes de Invenção e 15 anos para Modelos de Utilidade).

O INPI disponibiliza uma busca de patentes, online e gratuita, no Portal www.inpi.gov.br. Outros serviços mais complexos, como monitoramento e tendências tecnológicas, podem ser pedidos ao Centro de Disseminação da Informação Tecnológica do INPI (Cedin). O acervo acessado pelo INPI inclui cerca de 100 milhões de referências de documentos de patentes de mais de 90 países e organizações internacionais (além da documentação brasileira).

Para fazer a busca online de patentes, clique aqui

Para saber mais sobre o Cedin e seus serviços, clique aqui.

Fonte: INPI