CENTRO DE TECNOLOGIA SENAI PARTICIPA DO FESTIVAL DE CERVEJA MONDIAL DE LA BIÈRE – SINDAL-TR
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

CENTRO DE TECNOLOGIA SENAI PARTICIPA DO FESTIVAL DE CERVEJA MONDIAL DE LA BIÈRE



O Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas, de Vassouras, participou do Mondial de La Bière, festival internacional de degustação de cervejas especiais, que ocorreu entre os dias 14 e 17 de novembro, na Praça Onze, no Rio de Janeiro. O evento aconteceu pela primeira vez no país e funciona como porta de entrada de indústrias estrangeiras.

Em unidade móvel laboratorial, o SENAI fez análises de cervejas através do equipamento Beer Analyzer. Foram aferidos teor alcoólico, valor calórico e densidade da bebida. A unidade móvel contou também com microscópio para demonstração de células de levedura, além de exposição de matérias-primas, maltes e lúpulos.
 

Também fizeram parte da programação palestras voltadas a cervejeiros caseiros e artesanais. No primeiro dia, o especialista em Serviços Tecnológicos do Centro José Gonçalves Antunes abordou o tema “Fermentação – Uma visão do processo através dos olhos da levedura cervejeira”. E nos dias 16 e 17, o especialista Pedro Paulo Moretzsohn de Mello falou sobre a “Extração de Chope – Manejo e Cuidados”.
 

O SENAI teve também o especialista em Serviços Tecnológicos Gustavo Miranda como júri do MBeer Contest Brazil, concurso de degustação profissional de cerveja que não teve categorias pré-definidas por estilo e a avaliação, foi baseada nas qualidades intrínsecas da cerveja.
 

Sobre o Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas – Localizado em Vassouras, no Rio de Janeiro, é a única escola da América Latina que forma técnicos cervejeiros. A unidade trabalha na absorção, adequação e difusão de novas tecnologias em alimentos e bebidas através da realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento, consultoria tecnológica, prestação de serviços laboratoriais e cursos para profissionais especializados.
 

O foco da atuação está na otimização de produtos e processos industriais; segurança dos alimentos; análises físicas, químicas e microbiológicas; cursos técnicos voltados para o setor de alimentos e cervejaria e cursos de atualização. Em 2014, o Centro contará com uma área especializada em cachaça e outras bebidas destiladas, em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).
 

Fonte: www.firjan.org.br

Compartilhe: