SINDICATOS DE PANIFICAÇÃO INICIAM MISSÃO EMPRESARIAL EM BUENOS AIRES – SINDAL-TR

SINDICATOS DE PANIFICAÇÃO INICIAM MISSÃO EMPRESARIAL EM BUENOS AIRES

Representantes de sete sindicatos do setor de panificação iniciaram neste domingo (09 de junho), em Buenos Aires, na Argentina, uma agenda de encontros e visitas técnicas com o objetivo de obter informações sobre inovação, qualificação e gestão no segmento de padarias e confeitarias. O ponto alto do roteiro será a passagem pela Fihtep, feira com novidades para padarias, pizzarias e sorveterias, na terça-feira.

Estão representados na comitiva 959 padarias de todo o Estado do Rio. Fazem parte da missão Alceir José Corrêa e Márcio Luiz de Mello Correia, presidente e delegado suplente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Três Rios e Região; Dúlio Manuel dos Santos Mota, delegado efetivo do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro; José Orlando de Souza, diretor social do Sindicato das Indústrias de Panificação do Sul do Estado Fluminense; Rita de Cássia de Almeida Bousquet e José Paulo Alonso, delegada efetiva e delegado suplente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Gonçalo; Roberto Badro e Aurélio da Silveira Silva, presidente e delegado efetivo, respectivamente, do Sindicato das Indústrias de Cervejas e Bebidas em Geral, Produtos de Cacau e Balas, Doces e Biscoitos de Petrópolis; Alessandra Gomes Kneipp, Marco Aurélio Fernandes e Alfredo Eccard, respectivamente 1ª secretária e delegado suplente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Petrópolis. Rita Bousquet também representou o Sindicato das Indústrias de Massa de Niterói e São Gonçalo.

Horas após a chegada a Buenos Aires, o grupo se reuniu com o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que prestou contas da atuação da instituição em prol da competitividade e da defesa dos interesses do setor – entre os quais a qualificação de 5.300 profissionais pelo SENAI, os investimentos de R$ 5 milhões na construção de escolas e manutenção de unidades móveis de ensino, a promoção de quatro missões sindicais no exterior anteriormente, a oferta de cursos de capacitação empresarial e a criação de um simulador que ajuda o empresário a escolher entre gás e energia elétrica como matriz energética.

Gouvêa Vieira também informou ao grupo que procurou a Bunge, líder no processamento de farinha de trigo no país, para propor a criação de um programa de fidelidade voltado ao setor de panificação. Segundo o presidente da FIRJAN, os estudos de viabilidade técnica deverão começar esta semana.

Além da Fihtep, o roteiro inclui a visita à Federación Industrial Panaderil de Buenos Aires, que representa os empresários do setor na capital, na manhã desta segunda-feira (10 de junho). À tarde, os empresários seguem para o Instituto Mausi Sebess, instituição latino-americana de artes culinárias mais premiada em todo o mundo.

Nos dias seguintes, os empresários fluminenses também conhecerão padarias famosas pela tradição e a sofisticação de seus produtos, como a L’Epi e a La Argentina, no Bairro de Belgrano, além da La Buenos Aires, em Flores.

O roteiro prevê passagem também pela Escuela de gastronomia Mariano Moreno. A viagem termina na sexta-feira, com visita ao Molino Cañuelas, o maior exportador de farinha de trigo da Argentina, na cidade de Pigüé, região central do país.

O setor de panificação emprega 38 mil pessoas no Estado do Rio.

Fonte: Sistema FIRJAN