RESTROSPECTIVA 2013 E PERSPECTIVAS PARA 2014 – SINDAL-TR

RESTROSPECTIVA 2013 E PERSPECTIVAS PARA 2014

Ao longo do ano de 2013, o SINDAL participou dos principais eventos do setor de alimentos, como workshops, seminários, congressos e também da Missão Empresarial FIRJAN à Argentina, todos muito construtivos para o sindicato e as empresas. Este ano, os associados também puderam participar de cursos de capacitação empresarial realizados em Três Rios.

Em março, estivemos presente na 25ª edição da Super Rio Expofood, o maior evento do setor alimentício no estado do Rio de Janeiro. Ainda no mesmo mês, conferimos o seminário sobre a Lei do Bem, que previa a concessão de incentivos fiscais para pessoas jurídicas que realizam pesquisa e desenvolvimento de Inovação Tecnológica.

No mês de maio, o Sistema FIRJAN, junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou um curso sobre como pagar menos tributos, em Três Rios. Também estivemos lá! O objetivo foi apresentar aos sindicatos e empresas associadas como é possível melhorar o desempenho tributário de sua indústria.

Em junho, o presidente do SINDAL, Alceir José Corrêa, integrou a missão empresarial à FIHTEP Expoalimentaria Mercosul Argentina, realizada em Buenos Aires.  Durante a missão, participamos de diversos encontros e visitas técnicas à indústrias de panificação, com o intuito de obter novos conhecimentos sobre inovação, gestão e qualificação do setor.

No mês seguinte, presenciamos workshops sobre modernização trabalhista e sobre inovação em pauta.

O segundo semestre começou com a inauguração da nova sede do SINDAL, através do Programa de Apoio à Infraestrutura Sindical. Após passar por reforma de instalações hidráulicas e elétricas, o sindicato passou a contar com equipamentos modernos que facilitam a comunicação com seus associados.

Ainda em junho, o SESI levou a cozinha Brasil até Três Rios. O programa teve como objetivo apresentar aos associados ideias de alimentação saudável e barata. Em seguida, aconteceram cursos de Gestão Financeira e Gestão de pessoas com foco em resultados.

Também este ano, o Sistema FIRJAN realizou um estudo sobre a gestão fiscal das cidades brasileiras (IFGF). Na pesquisa, Três Rios ficou entre uma das duas cidades da Região Serrana com gestão fiscal considerada boa.

Em outubro, o SINDAL ficou ainda mais próximo de seus associados com o lançamento de seu boletim de notícias digital. Ainda no mesmo mês, ocorreram cursos gratuitos pelo Pronatec e um encontro de relacionamento empresarial em Três Rios.

O IV Congresso de Panificação e Confeitaria aconteceu em novembro e ressaltou pontos importantes para o setor. O evento contou com a participação de 400 empresários e profissionais que puderam receber orientações sobre questões trabalhistas, tributárias e sobre a NR-12. Na ocasião, foi lançado um guia com orientações para empresas.

Ainda em novembro, o seminário sobre o eSocial reuniu centenas de empresários, contadores, e profissionais da área para tratar do novo sistema que unifica o envio de informações pelo empregador sobre seus funcionários por meio da internet.

Agora em dezembro, o SINDAL, por meio do programa Educa Mais, oferece vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. Para concluir o ano, o Sistema FIRJAN lançou o COMBO Qualidade De Vida, com a oferta de serviços para os funcionários de nossas empresas associadas e seus dependentes.

Como veem, o ano termina com grandes realizações e conquistas no setor de Panificação e Confeitaria.

Para 2014, estão previstos os seguintes eventos e ações:

Janeiro – Cursos profissionalizantes
Março – Visita à Expofood