SINDAL CONCORRE A PRÊMIO DE MELHORES PRÁTICAS SINDICAIS EM DUAS CATEGORIAS – SINDAL-TR

SINDAL CONCORRE A PRÊMIO DE MELHORES PRÁTICAS SINDICAIS EM DUAS CATEGORIAS

O SINDAL está concorrendo em duas categorias ao Prêmio Melhores Práticas Sindicais, promovido pelo Sistema FIRJAN, em parceria com a Fiesp, para reconhecer e valorizar as boas práticas realizadas pelos sindicatos patronais filiados, estimulando a promoção de novas ações em benefícios das empresas do estado do Rio.

A ação de prospecção de novos associados “Boa parceria SINDAL, SESI e SENAI” concorre na categoria Comunicação, Programas de Associativismo e Promoção Comercial. Já a parceria entre o SINDAL e a Light, empresa fornecedora de energia, concorre na categoria Defesa de Interesses.

BOA PARCERIA SINDAL, SESI E SENAI

O objetivo da ação de associativismo é ampliar a representatividade do Sindicato entre as empresas e captar novos associados através da apresentação conjunta dos produtos e serviços oferecidos pelo Sindicato, pelo SESI e pelo SENAI. “Identificamos o crescimento de 60% no quadro de associados do SINDAL após início parceria, que acontece há cerca de três anos”, comemora presidente do Sindicato, Alceir Corrêa.

O processo se inicia a partir da identificação das empresas de alimentos localizadas nas regiões representadas pelo SINDAL e seus respectivos portes (pequenas, médias ou grandes), da segmentação da base e da estruturação de calendário de visitação. As visitas de prospecção acontecem semanalmente e são realizadas sempre por dois profissionais, um do Sindicato e outro do Setor de Relações com o Mercado do SESI/SENAI.

“Com esta parceria, agregamos valor às visitas às empresas do setor e potencializamos a abordagem na prospecção”, diz Alceir.

Em todos os casos de prospecção é utilizado o material de divulgação dos serviços e conteúdo explicativo sobre as ações do Sindicato. Na ocasião, também é reforçado que o Sistema FIRJAN oferece, através do SESI/SENAI, produtos e serviços para os associados com valores diferenciados, como o Programa do Combo da Qualidade de Vida, as consultas médicas e odontológicas, os exames laboratoriais, o SESI clube, e os cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional.  Além de assessorias jurídicas e contábeis, ao se associar ao SINDAL, as empresas passam a contar com palestras sobre temas de interesse, caravanas a feiras do setor, visitas técnicas e convites para eventos em comemoração ao Dia do Panificador.

A ação contempla, ainda, contatos após a visita inicial para efetivação da associação e manutenção do relacionamento.

CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA DA REGIÃO

Na região de Três Rios, representada pelo SINDAL, a maioria das panificadoras utiliza forno elétrico em suas produções e, para estas empresas, a falta de energia significa falta de produtos, em especial, de pão francês, e o desperdício de alimentos como queijos e sorvetes. A solução para a melhora da prestação de serviço para as empresas associadas aconteceu a partir de uma série de reuniões promovidas pelo SINDAL entre empresários e representantes da Light.

As propostas foram desenhadas em conjunto, como a criação de linha telefônica e e-mail exclusivos para os empresários entrarem em contato com a Light em caso de problemas no abastecimento de energia nos estabelecimentos. Para estes casos, a Light garante atendimento imediato.

“Antes, o prejuízo era enorme para o empresário. O bom relacionamento com a empresa fornecedora de energia nos permitiu fazer este acordo que busca minimizar os custos de produção para as empresas do setor de alimentos e panificação da nossa região”, conta Alceir Corrêa.