GOVERNO ACELERA DEPRECIAÇÃO DE BENS DE CAPITAL E DIMINUI IR DAS – SINDAL-TR

GOVERNO ACELERA DEPRECIAÇÃO DE BENS DE CAPITAL E DIMINUI IR DAS

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta quinta-feira (13) que o processo de depreciação de bens de capital será mais rápido para aquisições feitas, a partir da semana que vem, até o fim deste ano.

Segundo ele, as máquinas e equipamentos adquiridas até o fim de 2012 poderão ser “depreciadas” em até cinco anos, e não em até dez anos como acontece atualmente.

Com isso, as empresas que comprarem estes equipamentos até o fim deste ano poderão abater 20% por ano, e não 10% (cálculo anterior). Mantega explicou que esse procedimento diminuirá os valores pagos em Imposto de Renda, deixando mais recursos com as empresas.

Ao mesmo tempo, porém, o governo também arrecadará menos. A expectativa do ministro Guido Mantega é de que a medida gere uma “renúncia fiscal” de R$ 1,37 bilhão em 2013 e de R$ 6,75 bilhões em cinco anos.

A depreciação é o custo ou a despesa resultado do desgaste dos chamados “ativos imobilizados”, como máquinas e equipamentos, móveis ou veículos, por exemplo. Ao longo do tempo, os bens vão perdendo valor com o desgaste e essa “perda” é apropriada na contabilidade.