ESPECIALISTA FRANCÊS TROCA INFORMAÇÕES COM PROFISSIONAIS DO SETOR DE PANIFICAÇÃO DE PETRÓPOLIS E TRÊS RIOS – SINDAL-TR
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

ESPECIALISTA FRANCÊS TROCA INFORMAÇÕES COM PROFISSIONAIS DO SETOR DE PANIFICAÇÃO DE PETRÓPOLIS E TRÊS RIOS



Empresários do setor de panificação de Petrópolis e Três Rios foram os primeiros a passar, na última semana, por uma capacitação com um especialista francês promovida pelo Sistema FIRJAN – por meio do Centro de Tecnologia SENAI de Alimentos e Bebidas e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A iniciativa foi uma parceria com o Sindicato de Panificação e Confeitaria de Petrópolis (Sindpães) e o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Areal, Comendador Levy Gasparian e São José do Vale do Rio Preto (Sindal) e permitiu a troca de experiências e a transferência de conhecimento entre profissionais, em ação que tem como principal objetivo o aumento da competitividade das indústrias.

O encontro entre o especialista Jean-Mar Thiou e os profissionais que atuam nas indústrias da região foi realizado na Escola de Panificação do SENAI Petrópolis. No primeiro dia houve uma apresentação sobre o setor de panificação, com informações sobre a missão organizada pelo Sistema FIRJAN à Mexipan, realizada em agosto, seguida de uma palestra com o especialista francês sobre Gestão da Panificação naquele país.

 

  
“A França é referência mundial no setor. Ter um especialista aqui, trazendo o conhecimento de lá para nossos profissionais, representa uma grande oportunidade”, atestou o presidente do Sindal, Alceir José Corrêa. O presidente do Sindpães, Roberto Badro, também elogiou a iniciativa. “O mercado está em constante mudança, por isso é essencial que aprimoremos nossos produtos. A vinda do técnico francês nos permite isso”, lembrou.
 
Profissionais de Petrópolis e Três Rios também participaram de workshops, aprendendo técnicas e receitas de produtos que são muito vendidos nas padarias brasileiras (massa folheada, croissant, baguete, pão de milho, brioche e palmier, entre outros). “Me surpreendi com muito do que vi nesses dois dias de workshop. Trocamos muitas informações”, garantiu Thiou, que integra uma associação francesa de peritos seniores na área de panificação.

Proprietário da Padaria Petrópolis e da Padaria Dona Laura, em Petrópolis, o empresário Jorge Amaral lembrou que mais importante do que aprender as técnicas e receitas utilizadas na França é entender as adaptações necessárias à realidade das padarias brasileiras. “Vimos muita coisa que poderemos aproveitar de forma a melhorar nossa linha de produção”, assegurou.

 

Sócia-proprietária da Helga’s Brot, empresa que, em 2014, está completando 25 anos no mercado, Helga Luíza Keim Eccard se impressionou com o que viu. Ao lado do gerente Alfredo Eccard ela resumiu o que aprendeu: “Os conceitos não podem se perder no processo. Ouvir alguém com a experiência que ele tem é muito bom”, afirmou.
 
Gerente das padarias dos Supermercados Bramil, José Ramos Borges considerou a experiência foi muito proveitosa. “O francês leva a profissão de padeiro muito a sério. A disciplina e a preocupação com o processo servem de exemplo aos profissionais brasileiros. Não tenho dúvidas de que, aplicando a metodologia deles, teremos produtos ainda melhores”, finalizou
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Representação FIRJAN/CIRJ na Região Serrana

Compartilhe: