COMISSÃO INTERMUNICIPAL DE TRÊS RIOS COMEMORA MELHORA NO FORNECIMENTO DE ENERGIA NA REGIÃO SERRANA – SINDAL-TR

A indústria da Região Serrana começa 2014 comemorando a melhora no fornecimento de energia elétrica no segundo semestre do ano passado. A questão é uma das maiores conquistas contabilizadas pela Comissão Intermunicipal FIRJAN/CIRJ de Três Rios, em um trabalho que mobilizou empresários. A Comissão engloba seis cidades: Três Rios, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, São José do Vale do Rio Preto, Areal e Sapucaia.

A interrupção e má qualidade no fornecimento de energia elétrica era um dos pleitos mais fortes da Comissão Intermunicipal. O trabalho do grupo junto à Light começou em 2011, intensificou-se em 2012 e atingiu o melhor resultado em meados de 2013, culminando com a reformulação de uma subestação em Cantagalo, que datava da década de 1950. “A reforma dessa planta permitiu a divisão de barramento, o que melhorou muito a entrega de energia elétrica nos municípios da região”, destaca Waltraud Keuper, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Região Serrana.

Outro ponto importante destacado por ela é o fato de a concessionária ter disponibilizado técnicos para ficar dentro das empresas que identificavam mais problemas em suas rotinas. “Vamos observar o desempenho do serviço ao transcorrer do verão, período de maior incidência de chuvas, que costumam acarretar falhas na transmissão. Marcamos reunião da Comissão Intermunicipal de Três Rios com a Light em abril para avaliar a real evolução do serviço”, informa Waltraud, que também preside o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de Petrópolis (Sindmmep).

OUTRAS DEMANDAS

A Comissão Intermunicipal também abriu um canal de diálogo com o setor público, que tem possibilitado a resolução de outras demandas pontuais. Em Areal, a Ampla ajudou empresas que estão se instalando no município; em Três Rios, realizou trocas de postes. Além disso, o grupo discutirá os resultados do primeiro ano de mandato com prefeitos na reunião mensal de março.

Alceir José Correa, coordenador da Comissão e presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Areal, Comendador Levy Gasparian e São José do Vale do Rio Preto (Sindal), comemora os resultados alcançados: “Com o aumento das empresas instaladas na região, houve crescimento e, com isso, alguns gargalos para resolver. Agora, por meio de reuniões sucessivas entre empresários e autoridades, temos conseguido avançar, diminuindo os transtornos do desenvolvimento.”

Waltraud destaca que as conquistas são fruto do empenho dos empresários locais, sempre dispostos a discutir os problemas com representantes de governos municipais. “Essa dedicação tem criado uma união entre os empresários, que colocam suas dificuldades em pauta para que todos busquem soluções conjuntas”, explica.

Fonte: Revista Carta da Indústria nº635