ABNT ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE QUALIDADE DO PÃO FRANCÊS – SINDAL-TR

ABNT ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE QUALIDADE DO PÃO FRANCÊS

O 2º Projeto de Norma 160:000.00-001 (Panificação – Pão tipo francês – Diretrizes para avaliação da qualidade e classificação) já se encontra em Consulta Nacional, e possui a data limite para manifestações até 19/02/2013.

Qualquer interessado pode se manifestar durante o período da Consulta Nacional, sem qualquer ônus, a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação do texto como apresentado; a aprovação do texto com sugestões; ou sua não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP), 96% das padarias brasileiras são consideradas micro e pequenas empresas, frequentemente de característica familiar, gerando cerca de 800.000 empregos diretos.

Dentre o mix de produtos ofertados pelas padarias, a compra do tradicional pão tipo francês é o responsável pelo grande fluxo de consumidores aos estabelecimentos e, portanto, representam quase que 50% do faturamento das padarias.

Apesar da tradição na produção do pão tipo francês, é comum que o produto apresente características muito distintas e divergentes entre as padarias. Esse fato, associado à percepção dos consumidores em geral, faz que, por muitas vezes, a qualidade do pão tipo francês seja vinculada a determinadas padarias. Porém, essa percepção de qualidade não está vinculada a nenhum tipo de padrão estabelecido.

Essa situação criou um grande impacto no setor e a ABIP percebeu a importância de se estabelecer uma norma com diretrizes para um pão do tipo francês de qualidade. Dessa forma, foi criada a Comissão de Estudo Especial de Pão do Dia Tipo Francês, no âmbito da ABNT (ABNT/CEE 160), especificamente para desenvolver os trabalhos de elaboração da norma de Pão tipo Francês – Diretrizes para avaliação da qualidade e classificação.

Essa norma considera atributos para características externas, internas e sensoriais do nosso pãozinho. Entre os benefícios potenciais a serem obtidos através da utilização da norma destaca-se a repetibilidade das características do produto, facilitando o aumento de sua produção e otimizando a rentabilidade das MPEs.

O Brasil é pioneiro no cenário mundial na elaboração de uma norma técnica que define as diretrizes de qualidade de um produto final – o pão. No que diz respeito às normas regionais ou internacionais, hoje somente existem normas ligadas à matéria-prima e equipamentos necessários para a produção do pão francês. Neste sentido, a elaboração da norma de pão francês fortalece o reconhecimento internacional que o Brasil possui na busca da competitividade do setor de panificação. Reconhecimento, este, que foi ratificado na Europain 2012, ocorrida na França, onde o país, por conta do projeto Brazilian Bakery, foi um dos 5 convidados a compor La Rue des Succès (a Rua do Sucesso), onde eram apresentados os destaques de inovação no segmento. A missão empresarial FIRJAN levou  11 sindicatos do setor de alimentos à última edição da Europain 2012, incluindo o Sindal.

A ABIP, o Sebrae e o Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC) atuarão na conscientização e capacitação das padarias para a utilização da norma de pão francês após a sua publicação.

Para mais informações:

• Clique aqui e acesse o link do projeto;
• Clique na opção “ABNT/CEE-160 Pão do Dia Tipo Francês”
• Clique no “160:000.00-001”
• Digite seu e-mail e senha, caso não esteja cadastrado clique em   Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente
• Você terá a opção de visualizar o projeto e votar.

Fonte: portalmpe.abnt.org.br/ Adaptado pelo Movimento Sindical FIRJAN