SISTEMA FIRJAN DESENVOLVE AÇÕES PARA CRIAR AMBIENTE FAVORÁVEL À INOVAÇÃO – SINDAL-TR

SISTEMA FIRJAN DESENVOLVE AÇÕES PARA CRIAR AMBIENTE FAVORÁVEL À INOVAÇÃO

Com o objetivo de contribuir para que as empresas fluminenses se tornem mais competitivas, o Sistema FIRJAN vem criando um ambiente favorável à inovação no estado do Rio, por meio de uma série de ações, articulações e investimentos. Nos últimos anos, a Federação sensibilizou mais de 1.200 empresas e colaborou para que 132 projetos de empresas de todos os portes e de todas as regiões fluminenses fossem aprovados em editais. No total, R$ 26 milhões em recursos foram captados para as empresas assistidas.

Para o diretor de Inovação do Sistema FIRJAN, Bruno Gomes, inovar é a melhor estratégia para uma empresa se tornar mais competitiva. Por isso, a Federação atua para que os recursos públicos disponíveis alcancem empresas em todo o estado do Rio: “Temos o importante desafio de conectar as demandas industriais por inovação às fontes de recursos públicos para inovar. Por meio de nossa atuação, fortalecemos a competitividade e incentivamos as empresas a inovar”, pontua.

ATUAÇÃO TRANSVERSAL

A área de inovação do Sistema FIRJAN trabalha em três vertentes: defesa de interesses, novação e tecnologia e inovação corporativa. Essas frentes se desdobram em vários projetos, como o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que sensibiliza as empresas a usar a propriedade intelectual na agregação de valor ao negócio, visando sua competitividade.

Recentemente, foi criada a Gerência de Inovação Estratégica (GIE), que surgiu com o objetivo de desenvolver ações tanto para captar e divulgar tendências tecnológicas para empresários quanto para apoiar a estruturação de novos negócios no Sistema FIRJAN. Entre os principais produtos da gerência para 2014 estão estudos com visões tecnológicas setoriais, notas técnicas com cenários tecnológicos para apoiar o planejamento estratégico do Sistema FIRJAN 2015-2020, planos de negócios dos Institutos SENAI de Inovação (ISI) e novos Institutos SENAI de Tecnologia (IST), bem como kits que auxiliarão na construção de parcerias tecnológicas do Sistema FIRJAN.

Para potencializar o negócio Tecnologia e Inovação do Sistema FIRJAN, existe na estrutura da Diretoria de Inovação a Gerência de Produtos e Processos Tecnológicos (GPT). A área é responsável pelo planejamento tecnológico, que visa selecionar e desenvolver plataformas tecnológicas das áreas priorizadas. O planejamento, baseado no Mapa de Rotas Tecnológicas (tendências para cada área de conhecimento) e se comunica através de uma linguagem comum e objetiva todas as necessidades de investimentos e capacidades necessárias para garantir a infraestrutura e lançar novos serviços.

A partir do planejamento, a GPT o desdobra em ações de curto e médio prazos, focadas em nossas Unidades CTS, e define o posicionamento do Sistema FIRJAN em Tecnologia e Inovação. Além disso, a GPT é responsável por garantir a sustentabilidade e os processos para a prestação dos serviços, além estabelecer os indicadores e sistemas necessários para sua excelência operacional.

PARCERIAS DE SUCESSO

Um bom exemplo desse trabalho é a parceria entre a empresa Agtal com o Centro de Tecnologia SENAI (CTS) Alimentos e Bebidas. O projeto deu origem ao Nut-bar, uma barra contendo nozes, amendoim, castanha de caju e castanha do pará, entre outras oleaginosas. O diretor financeiro da empresa, André Guedes, explica que a Agtal necessitava encontrar um parceiro que a ajudasse no desenvolvimento de um produto com conceito inovador: “A equipe de serviços tecnológicos do CTS Alimentos e Bebidas agregou melhorias ao produto, desde a sua formulação até o processo de produção”.

A Ampla aprimorou o Programa Sustentável de Troca de Resíduos por Bônus de Energia, trabalhando em conjunto com o CTS Ambiental. Victor Gomes, responsável por Pesquisa e Desenvolvimento na Endesa Brasil, conta que a empresa buscou o edital SENAI SESI já interessada na competência do CTS Ambiental. O objetivo era redesenhar o programa de bônus, até então com foco nos clientes residenciais, para que passasse a envolver também a indústria: “A parceria com o Sistema FIRJAN foi fundamental. Fomos bem-sucedidos por conta desse apoio: saímos de zero para 20% de resíduos provenientes de grandes geradores, e a tendência é de crescimento”, revelou Gomes.

A premiada Bauen Plásticos desenvolveu uma tampa plástica totalmente reciclável em conjunto com o CTS Ambiental, por meio do Edital SENAI SESI. “Os lacres comuns dificultam a reciclagem das tampas porque são feitos de material diferente. Procuramos o CTS Ambiental e apresentamos nossa proposta de inovar. Nossa tampa passou a ser feita a partir de apenas uma matéria-prima, facilitando a reciclagem”, explica Cláudio Patrick Vollers, diretor da empresa.

CAPACITAÇÃO DE EMPRESÁRIOS

O Sistema FIRJAN também oferece qualificação a empresários para estimular a cultura inovadora na indústria fluminense. Até o fim do ano, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizará diversos cursos setoriais sobre o tema. As indústrias audiovisual e moveleira terão turmas exclusivas da capacitação “Linhas de Financiamento à Inovação Tecnológica” em setembro, na sede do Sistema FIRJAN. Para mais informações sobre os cursos, contate o IEL: [email protected] ou (21) 2563-4187.

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO 2014: R$ 300 MIL EM RECURSOS NÃO REEMBOLSÁVEIS

Os empresários interessados em participar do Edital SENAI SESI de Inovação 2014 poderão receber orientação gratuita do Sistema FIRJAN. Indústrias de todos os portes, inclusive startups e empresas de base tecnológica, podem inscrever projetos.

O edital disponibiliza até R$ 300 mil em recursos não reembolsáveis para cada projeto a ser desenvolvido em parceria com o SENAI ou SESI. Segundo Myriam Marques, assessora de Inovação do Sistema FIRJAN, essa é uma das grandes vantagens desse processo. “A indústria pode contar com a estrutura tecnológica e de conhecimento dos Centros de Tecnologia do SENAI, própria para desenvolver os projetos e inovar”, explica Myriam.

O Edital SENAI SESI tem ainda a vantagem de ter várias chamadas durante o ano. Até o início de 2015, haverá mais dois ciclos: de 20 de outubro a 3 de novembro e de 26 de janeiro a 9 de fevereiro de 2015. Um dos principais gargalos atualmente é a dificuldade das empresas em estruturar um projeto de inovação.

Por isso, a Federação oferece gratuitamente as Oficinas Modelo de Negócios – Canvas –, com o objetivo de capacitar o empresário na elaboração de um projeto, que passou a ser adotado pelo Edital SESI SENAI este ano. A iniciativa também auxilia quem está interessado em editais e linhas de financiamento de apoio à inovação da Faperj, Finep, Agerio e BNDES.

As próximas oficinas estão marcadas para 19 de setembro e 8 de outubro. Inscrições podem ser feitas pelos telefones 0800 0231 231 e 4002 0231 ou pelo e-mail: [email protected].

Fonte: Carta da Indústria nº661