RIO GANHA A SUA PRIMEIRA GRANDE SEMANA DE DESIGN – SINDAL-TR

RIO GANHA A SUA PRIMEIRA GRANDE SEMANA DE DESIGN

Seja nas curvas das ondas do calçadão de Copacabana, nas retas dos postes do Parque do Flamengo ou no desenho das rampas de skate do Parque de Madureira, para onde quer que se olhe há design no Rio de Janeiro. Basta saber contemplá-lo. Com um roteiro baseado nesse conceito amplo — que não se restringe à ideia de que o design só está presente em objetos de decoração —, a cidade vai sediar, dos dias 23 a 27 de outubro, a primeira Semana Design Rio, evento que vai incentivar o carioca a discutir, pensar, estudar e admirar o design e as produções da indústria criativa no estado.

Durante cinco dias, o Jockey Club, na Gávea, abrigará a exposição “Rio + Design”, que destaca trabalhos brasileiros com peças inéditas, e apresentará uma variada programação com workshops, oficinas infantis, debates, mostras, palestras e grandes nomes nacionais e internacionais da área.

A Semana Design Rio tem patrocínio de Even, Air France, Senai Cetiqt, Shopping Leblon e Casa Shopping, além de apoio do governo do estado, do Senac, da Firjan, da Abedesign e da Tok Stok, e pareceria acadêmica com a ESPM.

Inspirada em feiras internacionais do gênero — como as design weeks de Milão, Londres e Paris —, a Semana Design Rio, promovida pelo GLOBO, promete virar mais uma atração no calendário de eventos da cidade. E agitar a agenda carioca.

Neste primeiro ano, quatro premiados arquitetos e designers estrangeiros virão ao Rio contar suas experiências e discutir novas tendências nas áreas de Design e Urbanismo, Design e Inovação, Design Social e Design e Comunicação. São eles, respectivamente, o francês Julien Veyron, diretor-geral do Atelier Arcau, em Vannes, no litoral oeste da França; o inglês Martin Darbyshire, fundador da consultoria internacional de design Tangerine, de Londres; a americana Cynthia Smith, curadora do projeto de responsabilidade social do Cooper-Hewitt do Smithsonian, do National Design Museum, de Nova Iorque; e Cassidy Curtis, supervisor de animação do estúdio americano DreamWorks.

— O Rio tem uma vocação natural para o design, e a proposta do GLOBO ao realizar a

Semana de Design é, além de estimular o debate, permitir que todos tenham uma experiência única, participando de workshops, conhecendo tendências, explorando a cidade, trocando conhecimento. Pensar a cidade sob novos ângulos é uma forma de contribuir para a melhoria do Rio e da qualidade de vida dos cariocas — afirma Sandra Sanches, editora-executiva do GLOBO.

Todos os detalhes da Semana Design Rio levam ao debate e à reflexão desse conceito de democratização do design. A começar pelo logo e a identidade visual do evento, criação da Crama Design.

— O design faz parte do cotidiano das pessoas. Para onde quer que se olhe se vê design.

Ele existe para melhorar a vida das pessoas, assim como para deixar nossas vidas mais inspiradas. Olhe ao seu redor: existe design no seu computador, no seu aparelho celular, na sua caneta, no seu livro, no jornal que você lê, nos seus óculos, na sua bicicleta, na sinalização urbana, no banco da praça… Para traduzir isso, no logo das letras do Design Rio usamos as conexões que levam o olhar para toda e qualquer direção — explica o designer Ricardo Leite, diretor da Crama.

O ponto de efervescência do evento será o Jockey Club, onde terá lugar a maior parte da programação. Com projeto assinado por Índio da Costa, o espaço terá bar, auditório e uma área de convivência com lojas. Uma das atrações será a 5ª edição da “Rio + Design”, exposição promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio, em parceria com a Firjan, o Sebrae e a Reluz.

Este ano, a exposição escolheu a Semana Design Rio para apresentar peças e estudos inéditos de mais de 50 escritórios e profissionais, entre eles Bernardo Senna, EM2 Design, Fernando Jaeger e Studio Zanini.

Quem participar do encontro terá também a oportunidade de conhecer o que as empresas andam criando, em estandes com demonstração de produtos feitos com novas tecnologias ou conteúdos interativos do universo do design.

O Senai Cetiqt, por exemplo, levará uma máquina 3D body scanner, aparelho que capta mais de cem medidas do corpo humano em menos de 60 segundos. Quem quiser fazer o teste, poderá levar para casa um “laudo” com todas as suas medidas.

No espaço do Senac, o visitante poderá usar um iPad para fazer sua foto, escolher um filtro, fazer interferências gráficas e enviar o resultado por mensagem para um telão, para uma impressora e para a própria caixa de e-mail.

A semana também será de premiações e de incentivo a novos talentos. No dia 23, ao final da mesa-redonda, será divulgado o resultado do concurso Projeto Carioca, que escolherá, tanto por voto pela internet (oglobo.globo.com/rio/design-rio) quanto por eleição de um júri, a melhor solução urbanística para quatro estações de trem da cidade.

No dia 24, O GLOBO lança o concurso de novos talentos, que premiará as três melhores propostas de suvenir para a Cidade Maravilhosa.

Fonte: O Globo