FIRJAN APONTA EXPANSÃO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL NAS REGIÕES SERRANA E CENTRO-SUL FLUMINENSE – SINDAL-TR
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

FIRJAN APONTA EXPANSÃO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL NAS REGIÕES SERRANA E CENTRO-SUL FLUMINENSE



As indústrias das regiões Serrana e Centro-Sul Fluminense registraram aumento da atividade produtiva no terceiro trimestre deste ano.  De acordo com a Sondagem Econômica Regional, divulgada nesta quarta-feira, dia 29, pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o indicador de “Volume de Produção” registrou expansão, alcançando 51,7 pontos – número superior à sua média histórica (50,6).

 

Porém, o “Volume de Empregos” não acompanhou o resultado positivo da produção e registrou pequena redução no trimestre, fechando em 49 pontos. A pesquisa da FIRJAN atribui valores de zero a cem para cada indicador analisado. Os valores abaixo de 50 pontos indicam piora ou redução e acima de 50 pontos representam melhora ou aumento.

 

Em paralelo à expansão da produção, o nível de “Estoques” aumentou, fechando o trimestre acima do planejado, o que, segundo especialistas da FIRJAN, mostra que os entrevistados foram surpreendidos por uma demanda mais fraca.

 

As condições financeiras na região, ainda de acordo com a sondagem, permaneceram insatisfatórias no terceiro trimestre. A “Situação Financeira”, a “Margem de Lucro” e o “Acesso ao Crédito” registraram contração, piorando em relação ao registrado no trimestre anterior.

 

Empresários estão otimistas para o próximo semestre

 

A pesquisa mostra que, para o próximo semestre, as perspectivas são boas.  A expectativa pela “Demanda por Produtos” aumentou e, para atender a esta demanda, espera-se um aumento tanto do “Número de empregados” como da “Compra de Matéria-prima”.

 

Participaram da Sondagem Econômica empresas dos sete municípios atendidos pelas Representações Regionais FIRJAN/CIRJ na Região Serrana e no Centro-Sul Fluminense: Petrópolis, Três Rios, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia.

 

Fonte: Sistema FIRJAN

Compartilhe: