Empresas podem tirar dúvidas sobre obrigações ambientais em evento na Firjan – SINDAL-TR

Empresas podem tirar dúvidas sobre obrigações ambientais em evento na Firjan

Para diminuir a distância entre as indústrias e instituições ambientais, a Firjan promove a 4ª Edição do Diálogo sobre Obrigações Ambientais da Indústria. Durante o evento, na próxima quinta-feira (21/02), será lançado o Manual de Gerenciamento de Resíduos Sólidos 2019. Repaginado, o documento, elaborado pela federação, acompanha as transformações do setor produtivo, cada vez mais preocupado com a sustentabilidade.

Segundo Renata Rocha, analista de Meio Ambiente da Firjan, o seminário aproxima os empresários fluminenses dos órgãos de regulamentação e fiscalização por meio de atendimentos gratuitos, com suporte da área técnica da federação. “Essa interação é uma via de mão dupla, ou seja, é uma oportunidade de estabelecer trocas e apresentar a realidade vivida na fábrica”, frisa.

Além de propiciar o diálogo, o evento permite a atualização a respeito das normas vigentes, como a que trata do Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras (CTF/APP) e a Norma Operacional NOP-INEA 01 – que estabelece os procedimentos para vincular atividades potencialmente poluidoras ao Promon Ar, cujo novo texto foi regulamentado no ano passado. O seminário visa esclarecer ainda sobre a documentação ambiental necessária para a convalidação de incentivos fiscais.

Na ocasião, serão entregues documentos para auxiliar as indústrias no cumprimento das exigências, como o Calendário de Obrigações Ambientais 2019 completo, em formato digital, e a nova edição do Manual de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. De acordo com Renata, o manual foi revisado para se adequar ao contexto atual. “As empresas vêm buscando não apenas cumprir a legislação ambiental, mas otimizar os processos e ganhar em eficiência e competitividade e até mesmo serem pioneiras ao colocar em prática melhores soluções ambientais”, destaca.

A primeira edição foi publicada em 2006, focada em esclarecer conceitos e legislações e auxiliar no aprimoramento da gestão dos resíduos industriais. “Agora, a legislação de resíduos está mais robusta e sentimos a necessidade de resumi-la em um guia prático para consulta do empresário”, conta.

A 4ª Edição do Diálogo sobre Obrigações Ambientais da Indústria acontece na sede da Firjan, no Centro do Rio. Confira a programação completa na página do evento. A inscrição é gratuita.

Fonte: Firjan