Conheça os benefícios de ser um associado ao Sindal – SINDAL-TR

Conheça os benefícios de ser um associado ao Sindal

O SINDAL é a entidade que representa e defende os interesses da indústria de alimentos frente às instâncias de tomada de decisão do país. Fazendo parte do sindicato, as empresas contam com benefícios exclusivos voltados para a ampliação da sua competitividade e produtividade. Confira tudo o que o SINDAL oferece aos associados e associe sua empresa.

Acesso ao BANCO DE CURRÍCULOS de trabalhadores da indústria de alimentos das regiões de abrangência do SINDAL. O objetivo é auxiliar a busca por mão de obra qualificada.

Por meio de projetos geridos em parceria com o SINDAL, mais de 500 trabalhadores se recolocaram no mercado, desde 2013.

Os associados ao SINDAL contam com uma LINHA DIRETA COM AS CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA da região para atender a qualquer demanda, em qualquer horário.

Fazendo parte do SINDAL, as empresas podem fazer parte do GRUPO NO WHATSAPP exclusivo para associados, onde são debatidas questões relevantes para a indústria de alimentos. É a nossa forma de dinamizar a comunicação e estar mais perto das empresas que representamos.

REPRESENTATIVIDADE

Defesa de interesses

Ações junto ao poder público nas esferas municipal, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, principalmente nas esferas tributária, trabalhista, de infraestrutura e logística, como a redução de impostos que oneram ainda mais a atividade industrial fluminense e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

Conheça algumas conquistas:

• Revogação da liminar que proibia concessão de incentivos fiscais no estado do Rio;

• Benefício fiscal para empresas de alimentos através do Decreto nº 44.636 de 6.4.14;

• Minimização às restrições à circulação de veículos de carga no município do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos;

• Aprovação de medidas que flexibilizam a Norma Regulamentadora 12, sobre segurança no uso de máquinas e equipamentos, beneficiando as micro e pequenas empresas de panificação;

• Apoio às empresas nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT);

• Revogação de cobrança de ICMS sobre preços médios ponderados ao consumidor, permitindo a cobrança do imposto sobre o preço final;

• Revogação da Taxa Única (Trimestral) de Serviços Tributários da Receita Estadual;

• Ampliação da legislação que pune e coíbe o roubo de cargas, como a Lei nº 7.586/17, que proíbe a comercialização de aparelhos usados para inibir os sinais de rastreadores;

• Simplificação do processo de licenciamento ambiental para empreendimentos de baixo risco.

COMPETITIVIDADE

Programa Benefícios Estendidos

Condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras do Sistema FIRJAN, como veículos para renovação de frota e software emissor de nota fiscal eletrônica.

Encontros de negócios

Ótimas oportunidades para conhecer fornecedores e compradores, gerando novos negócios, networking e parcerias.

Eventos técnicos

Palestras, workshops e seminários com informações setoriais relevantes para as empresas. Associados têm acesso exclusivo nos eventos na sede do Sistema FIRJAN.

Participação em caravanas empresariais

Caravanas para as principais feiras do setor no Brasil, como a FISPAL FOOD SERVICE e a FIPAN, possibilitam a troca de experiências, a identificação de fornecedores e o conhecimento de inovações.

Informações Internacionais

Informações obtidas a partir de pesquisas realizadas no exterior. Fique por dentro de tendências de mercado, modelos de negócios, inovações e equipamentos.

Capacitação profissional

Cursos do SENAI em diversas modalidades: iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e cursos técnicos. O SINDAL disponibiliza vagas gratuitas em cursos para o setor de alimentos.

Educação executiva

Destinado aos empresários, executivos e líderes, os cursos do Programa de Educação Executiva do IEL apresentam os modelos de gestão praticados por empresas de referência, de forma objetiva e moderna. São cursos de curta e média duração, onde associados têm descontos no valor da inscrição.

Suporte e informação para linhas de crédito e programas de financiamento

Apoio e orientação qualificada para captação de recursos destinados à aquisição de máquinas e equipamentos junto a instituições de fomento. Além desta assessoria, o Sistema FIRJAN possui um posto de informações do BNDES. O serviço é gratuito e presta informações e orientações sobre as políticas e formas de atuação do órgão.

Atestado de não similaridade

Desconto na emissão do documento exigido pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro para geração de benefícios fiscais relacionados ao ICMS sobre a operação de importação ou aquisição interestadual.

Assessoria jurídica

Consultoria nas áreas Cível, Trabalhista, Tributária, Empresarial, Legislativa, Ambiental e de Propriedade Intelectual.

Assessoria em Meio Ambiente

Aconselhamento técnico sobre gestão, boas práticas e legislação.

Assessoria de Responsabilidade Social

Contribui com as empresas fluminenses na elaboração de métodos, processos e ferramentas de melhoria da gestão, levando em conta os fatores sociais, econômicos e ambientais. Estímulo e apoio técnico às empresas no desenvolvimento de projetos sociais próprios e na implementação de programas dessa área criados pelo Sistema FIRJAN e pelo Departamento Nacional do SESI.

Inovação

Assessoria e orientação empresarial qualificada em temas ligados à gestão do processo de inovação, como captação de recursos por meio de serviços de engenharia financeira, gestão da propriedade intelectual. As empresas também contam com o Laboratório Aberto SENAI, com equipamentos de ponta e novas tecnologias.

Demanda legal

Institutos de tecnologia, infraestrutura de ponta e corpo técnico altamente qualificado para sua empresa ficar em dia com as exigências da legislação nas áreas de bioprocessos, educação profissional (eletricidade, logística e segurança do trabalho), meio ambiente e responsabilidade social.

PRODUTIVIDADE

Empresa Mais Produtiva

Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

NR-12 – Diagnóstico e plano de adequação

Assessoria para proporcionar mais segurança aos operadores de máquinas e equipamentos, por meio da utilização de dispositivos de proteção que impedem o trabalhador de ter acesso a perigos que possam existir nas máquinas com as quais trabalham. As informações coletadas são o ponto de partida para a elaboração do plano, que identifica, analisa e prioriza os riscos de cada máquina, possibilitando um cronograma de ações com etapas, tarefas, responsáveis e prazos.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Programa que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte das empresas, de ações que promovam e preservem a saúde do conjunto de seus trabalhadores.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Visa preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores por meio das fases de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos agentes ambientais de risco existentes no ambiente de trabalho.

QUALIDADE DE VIDA

Prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Programas do SESI voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

Atendimento médico

Condições especiais para atendimento no SESI de trabalhadores das empresas associadas: consultas, exames e programas integrados nas áreas de medicina, odontologia e esporte. Além de check-ups para executivos.

Campanhas de vacinação

Condições especiais na aquisição de vacinas para imunização de funcionários contra doenças que podem reduzir a produtividade das empresas associadas.

Lazer

O SESI possui uma estrutura de esporte e lazer completa e diversificada para os trabalhadores e suas famílias, da qual os associados do SINDAL usufruem com tarifas diferenciadas.

ASSOCIE-SE