Setor industrial é destaque no mercado de trabalho fluminense, aponta Firjan – SINDAL-TR

Setor industrial é destaque no mercado de trabalho fluminense, aponta Firjan

Levantamento feito pela Firjan destaca que o setor industrial – contemplando as indústrias extrativas, de transformação, construção civil e Serviços Industriais de Utilidade Pública – abriu, em janeiro, 3.728 novos postos de trabalho no estado do Rio. A federação ressalta que, no mês, o setor reabriu quase a totalidade das vagas fechadas em dezembro do ano passado e foi o que registrou o maior saldo de empregos.

De acordo com a análise da Firjan, feita a partir da plataforma Retratos Regionais, das dez classes econômicas que mais se destacaram no estado em janeiro, seis são do setor industrial: Construção de Edifícios (+857); Manutenção e Reparação de Embarcações (+402); Captação, Tratamento e Distribuição de Água (+380); Montagem de Instalações Industriais e de Estruturas Metálicas (+378); Serviços Especializados para Construção não Especificados Anteriormente (+359) e Construção de Obras de Arte Especiais (+334).

A Firjan também ressalta que o setor de Serviços e a Agropecuária registraram, no total, saldo positivo de 3.645 e 26 novos postos de trabalho, respectivamente. Já o Comércio foi o único setor a apresentar saldo negativo, com 7.891 demissões – movimento típico para essa época, quando os contratos temporários são encerrados após o período de fim de ano. Com isso, o estado do Rio teve saldo de 492 demissões em janeiro.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em painel setorial estão dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.

ACESSE A PLATAFORMA RETRATOS REGIONAIS

Fonte: Firjan.