MESA REDONDA REÚNE EXECUTIVOS DE SINDICATOS PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS – SINDAL-TR

MESA REDONDA REÚNE EXECUTIVOS DE SINDICATOS PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS

No dia 29 de julho, aconteceu, na sede do Sistema FIRJAN, uma mesa redonda entre executivos de sindicatos com o tema “Como alavancar a gestão do sindicato?”, para a troca de informações entre os envolvidos e também conhecerem o exemplo de dois sindicatos escolhidos para passarem suas experiências.

No encontro, mediado pelo consultor da CNI, Amir Kauss, dois sindicatos se apresentaram para mostrarem como funciona o trabalho do executivo. A gerente executiva do Sindistal, Isabel Lemgruber, apresentou a estrutura do sindicato, dividida em assessorias, e o planejamento estratégico, articulado entre as diversas áreas. “O executivo é o elo entre as partes e a diretoria percebe que estamos ali para ser alguém que está de mãos dadas com ela”, afirmou Isabel, comentando também sobre a importância do executivo ser uma pessoa capacitada, com conduta ética e coragem para mudar quando necessário.

Representantes do Sindistal e do Sigep falaram sobre as funções dos executivos nos sindicatos (Foto: Gabriel Adão)

A mesa redonda trouxe também o Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep), representado pelo executivo Rubens de Campos, que mostrou as formas utilizadas para captação de novos recursos. O plano de patrocínio, adotado para subsidiar premiações do sindicato, usa o sistema de cotas para que as empresas tenham uma contrapartida no evento, como exposição da marca e outras ações de marketing. “Com essa fonte de receita, conseguimos financiar nossos prêmios”, disse Rubens. Já o guia de benefícios, onde o sindicato é apresentado junto com as vantagens que os associados podem usufruir, é usado para a prospecção de novos membros, assim como na fidelização das empresas que já estão no sindicato. “O executivo deve ouvir os associados, trazer a demanda para o sindicato e procurar oferecer de volta o que eles precisam”, finalizou Rubens.

O evento teve a participação de 23 representantes dos sindicatos do Rio de Janeiro. Ao final da mesa redonda, houve um espaço para perguntas e respostas que também serviu para que os próprios executivos passassem seus conhecimentos sobre diversos assuntos relacionados à gestão de seus sindicatos, fazendo com que o encontro alcançasse o objetivo proposto.

Gabriel Adão/ Movimento Sindical FIRJAN