Infraestrutura rodoviária: governo irá investir na ampliação de concessões – SINDAL-TR

Infraestrutura rodoviária: governo irá investir na ampliação de concessões

O caminho para melhoria da infraestrutura logística do estado do Rio é o estabelecimento de parcerias com o setor privado. Esta é a visão do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, que participou do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan.

O secretário apresentou as perspectivas para o estado em relação às três estradas federais que terão seus contratos de concessão encerrados em 2021 e estão em processo de relicitação pelo governo federal. São elas: BR-040 (Rio-Juiz de Fora), BR-116 – Rodovia Presidente Dutra e BR-116 – Rodovia Santos Dummont. Segundo Tristão, há a expectativa de que o governo federal antecipe as licitações, de modo a assegurar novos concessionários tão logo ocorra o término dos contratos. “Há estudos do governo federal acerca de modelagens para essas rodovias, com a expectativa de mudança em seus trechos atuais”, explicou Isaque Ouverney, assessor do Conselho.

Tristão também apresentou o Programa Estadual de Rodovias, iniciado ano passado com o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), por meio do qual empresas apresentarão estudos de viabilidade de concessão de 13 rodovias estaduais, divididas em sete lotes. Os destaques são as intervenções a serem feitas na Linha Vermelha; a construção da Transbaixada; a extensão da Via Light; e a construção de um acesso rodoviário ao Porto do Açu (RJ- 244). Até o final de abril, as empresas devem entregar os projetos finais. Com isso, o governo atual irá avaliar quais projetos devem avançar.

A ampliação das concessões é um pleito da Firjan e está no Mapa de Desenvolvimento 2016-2025. Dentro da infraestrutura rodoviária, dois pleitos da federação se destacam: a construção da nova subida da Serra de Petrópolis e a construção da nova pista da Serra das Araras. Ambos devem estar no radar do governo estadual, atuando junto à União para que as obras se iniciem antes do fim das atuais concessões.

Fonte: Firjan