Índice de confiança do industrial fluminense registra nova alta em setembro – SINDAL-TR

Índice de confiança do industrial fluminense registra nova alta em setembro

Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), divulgado pela Firjan, registrou nova alta em setembro e atingiu 56,9 pontos. O resultado aponta otimismo, explicado pelas Expectativas para os próximos seis meses. Esse é o segundo resultado positivo desde abril – mês em que a confiança apresentou a primeira queda por conta da pandemia do coronavírus – e com isso o índice se aproxima do patamar de setembro do ano passado (57,7 pontos).

A pesquisa, composta pelos indicadores de Condições atuais e Expectativas para os próximos seis meses, varia de zero a cem pontos. Os resultados acima de 50 representam melhora ou otimismo e, abaixo, piora ou pessimismo. De acordo com a Firjan, o movimento de alta reflete, em especial, a retomada das atividades econômicas e consequentemente a situação das empresas.

O indicador de Expectativas para os próximos seis meses cresceu 1,9 ponto na comparação com o mês de agosto e atingiu 60,5 pontos, ultrapassando a média histórica de 54,9 pontos. As expectativas relacionadas à economia brasileira e à empresa tiveram alta e registraram 59,2 e 64,1 pontos, respectivamente. Já a expectativa em relação ao estado teve queda de 0,7 ponto e se mantém no patamar pessimista (47,4 pontos).

O indicador de Condições atuais teve alta de 5,6 pontos, mas ainda se encontra no campo negativo (49,7 pontos). Os três itens analisados no indicador – Condições da Economia Brasileira, Condições do Estado e Condições da Empresa – apresentaram melhora, mas apenas “Condições da Empresa” ultrapassou os 50 pontos.

Clique aqui para acessar a pesquisa, realizada de 1º a 11 de setembro.