IMPORTAÇÃO DE TRIGO E ALGODÃO MAIS BARATA – SINDAL-TR

IMPORTAÇÃO DE TRIGO E ALGODÃO MAIS BARATA

O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou duas medidas ontem (9) para evitar o aumento de preços do trigo e do algodão, que poderiam ter impacto nos custos de alimentos e vestuário. O colegiado decidiu zerar o Imposto de Importação para fibras de algodão, antes taxado em 10%, e aumentar a cota de importação de trigo com direito a tarifa zerada.A Camex é ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

A tarifa reduzida para o algodão será válida apenas para uma cota de 80 mil toneladas, no período de 1º de maio a 31 de julho de 2013. “O objetivo da medida é evitar interrupção no suprimento das fibras de algodão para as indústrias têxteis e de vestuário, durante a entressafra da produção nacional, nos meses de maio, junho e julho deste ano”, justificou a Camex.

Sobre as importações de trigo, a Camex decidiu aumentar de um milhão para dois milhões de toneladas a cota para importação do grão com redução tarifária de 10% para 0%. O trigo em grão pode ser importado com redução de alíquota até 31 de julho de 2013, período de entressafra no Brasil. “A medida foi adotada tendo em vista também a quebra da safra na Argentina, principal fornecedor do produto para o mercado brasileiro”, justificou a Camex sobre a medida. Os custos com o trigo influenciam os preços de pães e massas.

Fonte: O Globo