GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL PARTICIPA DO DIA DA INDÚSTRIA NO SISTEMA FIRJAN – SINDAL-TR

GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL PARTICIPA DO DIA DA INDÚSTRIA NO SISTEMA FIRJAN

No dia 23 de maio, o Sistema FIRJAN promoveu um evento especial em homenagem ao Dia da Indústria – celebrado em 25 de maio. O governador do estado do Rio, Sérgio Cabral, esteve presente na sede da Federação para participar da iniciativa e também para um almoço com os empresários fluminenses.

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, relembrou que em 2006 o estado atravessava um momento difícil, mas que a gestão pública já mostrava indícios de mudança. “Apresentamos aos candidatos do governo do estado o Mapa do Desenvolvimento do Rio com uma agenda de trabalho que contemplava 120 ações fundamentadas em dados políticos, econômicos, sociais e ambientais. Meses depois, o governador eleito, Sérgio Cabral, afirmava que o mapa seria a bússola de sua gestão”, contou o presidente.

Eduardo Eugenio destacou que a gestão eficiente do atual governo, articulada com as esferas municipal e federal, fomentou no estado do Rio um ambiente propício ao investimento produtivo. “Neste sentido, nosso estudo Decisão Rio aponta para investimentos da ordem de 211 bilhões de reais, entre 2012 e 2014”, enfatizou.

O governador Sérgio Cabral destacou a atuação em parceria com o Sistema FIRJAN, que apresenta os pleitos dos empresários fluminenses acompanhados de soluções que beneficiam todo o estado do Rio. “Há sete anos recebemos o Mapa do Desenvolvimento, produzido pela Federação fluminense, e o adotamos efetivamente como plano de ação. Desde então a FIRJAN tem sido nossa parceira em mapear investimentos estrangeiros e nacionais e apontar oportunidades. Contamos hoje com um calendário de eventos e investimentos extraordinário”, comemorou.

O governador apontou, ainda, os esforços na área de segurança pública como fator determinante para a retomada dos investimentos.

Cenário positivo

Aproveitando o cenário favorável no estado do Rio, o presidente da Braskem Carlos Fadigas, destacou a vocação do estado do Rio para a indústria química. Segundo ele, os estudos de viabilidade para o quinto complexo petroquímico do Brasil já estão em andamento.

“O Brasil, e em especial o Rio de Janeiro, tem absoluta vocação para a abrigar a indústria química, por três fatores: a presença de matérias primas, um mercado doméstico forte e uma indústria forte. Temos o governo do estado como parceiro neste complexo petroquímico e em 2014 será concluída a fase de estudos. A partir daí anunciaremos o período de construção de mais este investimento”, revelou Fadigas.

Benefícios para a indústria

Ainda durante o almoço com os empresários fluminenses, o presidente do Sistema FIRJAN enfatizou a atuação da Federação em favor da competitividade industrial, defendendo os pleitos de maior relevância para o setor. “Refiro-me a nossa luta vitoriosa pela redução da tarifa de energia; pelo funcionamento 24 horas de portos e aeroportos do país; pela correção do texto do lucro presumido; pela redução das multas por não cumprimento das obrigações acessórias em tributos federais e estaduais, entre tantas outras conquistas que nos faz celebrar hoje, o Dia da Indústria”, encerrou Eduardo Eugenio.

Fonte: Sistema FIRJAN