GESTÃO AMBIENTAL PARA MPES: EVENTO PERCORREU 12 CIDADES. MANUAL ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET – SINDAL-TR

O Sistema FIRJAN promoveu, de outubro a dezembro, o evento ‘Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas’, que percorreu 12 cidades do Rio de Janeiro. O público recebeu uma versão impressa do manual. A versão digital está disponível para download gratuito.

O objetivo do ciclo de palestras foi tirar dúvidas sobre temas como licenciamento ambiental e explicar como a implantação da gestão ambiental pode impactar, diretamente, na lucratividade da empresa.

As palestras abordaram também a disseminação da cultura da gestão ambiental nas maiores empresas do país, que dão preferência à contratação de fornecedores atentos às questões ambientais.

O Comitê Rio 2016, que organiza os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, também adota esse critério nas suas compras, que devem gerar R$ 3 bilhões em negócios. Desse total, aproximadamente R$ 300 milhões são destinados às micro e pequenas empresas. Dia 26 de novembro, o gerente geral de suprimentos do comitê, João Saravia, participou do evento na sede da FIRJAN, no Centro do Rio.

O ‘Manual de Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas’, produzido pela Gerência de Meio Ambiente da FIRJAN, esclarece, por exemplo, que uma empresa sem licenciamento ambiental, ou com a licença vencida, não consegue financiamentos de órgãos públicos nem de agências de fomento. Ela foi atualizada com informações do Decreto Estadual nº 44.820, de 3/6/2014, sobre o Novo Sistema de Licenciamento Ambiental (SLAM). Clique aqui para baixar a versão 2014 do manual.

Além do Rio, o ciclo de palestra aconteceu nas cidades de Campos, Nova Iguaçu, Niterói, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Pádua, Itaperuna, Teresópolis, Volta Redonda, Cordeiro e Três Rios.

Fonte: Sistema FIRJAN