FIRJAN CONSIDERA UM AVANÇO PACOTE DE REDUÇÃO DAS TARIFAS DE ENERGIA – SINDAL-TR

FIRJAN CONSIDERA UM AVANÇO PACOTE DE REDUÇÃO DAS TARIFAS DE ENERGIA

Segue nota oficial do Sistema FIRJAN sobre o pacote de redução das tarifas de energia elétrica anunciado nesta terça-feira, dia 11 de setembro, pelo governo federal.

“Com o objetivo de incentivar a competitividade do setor produtivo, o governo anunciou redução de 19,4% a 28,0% na tarifa final de energia elétrica para o setor industrial, como parte do pacote de concessões elaborado pelo governo federal. O intervalo de redução implica em uma redução média para a indústria de 19,6%. Apesar da redução anunciada alcançar 28% para os consumidores enquadrados na modalidade A1, a grande maioria das indústrias brasileiras concentra-se na modalidade A4, que obteve uma redução de 19,4%.

O Sistema FIRJAN avalia como muito positiva a redução média divulgada hoje de 19,6% para a tarifa de energia elétrica para o setor produtivo, ainda que não tenha sido suficiente para alcançar um maior nível de competitividade. Conforme já apontado pelo Sistema FIRJAN, uma redução de 35% seria necessária para que a tarifa para o consumidor industrial se iguale à média mundial. Nesse sentido, cabe notar que, com redução média de 19,6%, a tarifa média brasileira passará da 4ª mais cara do mundo para a 8ª.

Assim, considerando a importância da energia elétrica para a atividade industrial, tais reduções devem ser entendidas como uma primeira etapa de um processo que consubstanciará maiores esforços com vistas a aumentar a competitividade da tarifa de energia elétrica, estimulando assim a economia do país e aumentando a atratividade de investimentos. Para a indústria brasileira, foi mais um importante passo.”

Saiba mais:
Eduardo Eugenio: redução das tarifas de energia elétrica beneficia a indústria e os consumidores

Fonte: www.firjan.org.br