EMPRESÁRIOS DO SETOR DE PANIFICAÇÃO CONHECEM TENDÊNCIAS EM MISSÃO À ARGENTINA – SINDAL-TR

EMPRESÁRIOS DO SETOR DE PANIFICAÇÃO CONHECEM TENDÊNCIAS EM MISSÃO À ARGENTINA

Uma comitiva com representantes de 959 padarias de todo o estado do Rio participou de uma grande missão em Buenos Aires, na Argentina, com o intuito de trocar experiências e obter informações sobre inovação, qualificação, gestão e tendências para o setor. A missão aconteceu de 9 a 15 de junho e promoveu visitas técnicas às mais importantes feiras e instituições relacionadas às atividades de panificação e confeitaria.

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, fez um balanço das ações da entidade em prol do segmento. “Conhecer de perto o melhor da panificação na Argentina dará novos subsídios na busca pela competitividade, por meio da inovação nos produtos, na gestão e na operação. É importante ressaltar que o Sistema FIRJAN é, e continuará sendo, o parceiro indispensável dos sindicatos nesse processo. Vamos continuar trabalhando para que as padarias fluminenses se tornem destaque nacional e até mundial”, destacou o presidente.

Eduardo Eugenio também sinalizou a criação de um programa de fidelidade voltado ao setor de panificação. A proposta foi feita à Bunge, líder no processamento de farinha de trigo no país, e os estudos de viabilidade técnica deverão começar ainda este mês. Os empresários visitaram a FITHEP, feira com novidades para padarias, pizzarias e sorveterias; a Federación Industrial Panaderil de la Provincia de Buenos Aires, que representa os empresários do setor na capital; e o Instituto Mausi Sebess, mais premiada instituição latino-americana de artes culinárias do mundo. Além disso, o grupo também conheceu padarias famosas pela tradição de seus produtos, como L’Epi, Los Molinos, L´Matinée e La Buenos Aires. Também foram visitados o Molinos Cañuelas, um dos líderes no mercado de produtos alimentícios argentino, e a Escuela de Pastelaria Profesinal, uma das melhores da América Latina. “A missão foi interessantíssima e muito produtiva. Conhecemos várias empresas e escolas e pudemos identificar as diferenças entre os sistemas utilizados no Brasil e na Argentina, como a formação técnica de profissionais e a relação entre os empresários e seus colaboradores”, disse Rita de Cássia de Almeida Bousquet, delegada efetiva do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Gonçalo.

O segmento de panificação gera cerca de 38 mil empregos formais no estado do Rio. O Sistema FIRJAN tem atuado fortemente na defesa dos interesses do setor. Nos últimos cinco anos, a Federação promoveu quatro missões sindicais no exterior, capacitou mais de 6 mil profissionais, por meio do SENAI, e investiu R$ 5 milhões na construção de escolas e manutenção de unidades móveis de ensino, além da oferta de cursos de capacitação empresarial. Outra contribuição que se destaca é a criação de um simulador que auxilia o empresário na escolha entre gás e energia elétrica como fonte de energia.

Desde 2007, a Federação também realiza congressos para debater as questões mais importantes para a competitividade do setor. O IV Congresso de Panificação acontecerá este ano nos dias 6 e 7 de novembro.

Fonte: Carta da Indústria