DIZER QUE O GLÚTEN FAZ MAL À SAÚDE É IRRESPONSABILIDADE – SINDAL-TR
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

DIZER QUE O GLÚTEN FAZ MAL À SAÚDE É IRRESPONSABILIDADE



A pesquisadora Concha Collar, do Instituto de Agroquímica y Tecnologia de Alimentos, da Espanha, alertou para a “demonização do glúten”, em sua palestra no Latinmerican Cereal Conference Brazil 2015 (LACC3), realizado em Curitiba, pela Granotec.

 

“É uma irresponsabilidade dizer que o glúten faz mal à saúde. Só os celíacos devem evitar o consumo desta proteína”, disse ela, lembrando que apenas 1% da população mundial é suscetível à doença.

 

A pesquisadora ainda destacou o fato de que o processo de desenvolvimento de produtos isentos de glúten é muito dispendioso e lento, e que seus resultados, em geral, são insatisfatórios. “O glúten é o responsável por deixar os pães e as massas com o sabor e consistência que gostamos e estamos acostumados”.

 

Ela ainda lembra que o trigo é peça histórica na alimentação humana há milhares de anos e que, por isso, as pesquisas devem ser direcionadas em outro sentido. “O que buscamos hoje é incrementar os alimentos industrializados, como pães, massas e biscoitos, com vitaminas, fibras e produtos funcionais. Esse enriquecimento tem como objetivo tornar esses alimentos ainda mais completos, dispensando a necessidade de complementos e suplementos”.

 

Fonte: ABITRIGO

Compartilhe: