CONFIRA A CARTILHA “REGULARIZAÇÃO SANITÁRIA DAS AGROINDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”, DO SISTEMA FIRJAN – SINDAL-TR

“Regularização Sanitária das Agroindústrias do Estado do Rio de Janeiro” é o tema da cartilha que o Sistema FIRJAN lançou no dia 29 de agosto, durante o Encontro da Agroindústria Norte Fluminense. A cartilha dá orientações iniciais aos empreendedores para adequação sanitária de suas unidades de produção, como licenças, alvarás e registros.

A entidade constatou, mediante pesquisa realizada com as indústrias fluminenses de alimentos em 2011, que a maioria não tinha conhecimento de diversos aspectos da legislação.

Com base nas principais dúvidas dos empresários, a cartilha esclarece sobre: tipos de empreendimentos e seus respectivos enquadramentos sanitários, registro da unidade agroindustrial, registro dos produtos, rotulagem de alimentos e boas práticas de fabricação.

O consultor de Serviços Tecnológicos do Centro de Tecnologia SENAI (CTS) Alimentos e Bebidas, Edson Gonçalo, falou da importância das boas práticas de fabricação, que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Durante o evento ele proferiu palestra sobre “Higiene, manipulação e gestão de segurança de alimentos”.

“O consumidor está mais atento, exigindo cada vez mais das empresas. Por isso, é necessário que os empreendedores fiquem atentos a essa nova realidade do mercado”, comentou Edson.

Clique e acesse a cartilha “Regularização Sanitária das Agroindústrias do Estado do Rio de Janeiro”.