Capacitações, missões, consultorias e assessorias técnicas. Estes são alguns dos serviços oferecidos pelo Sistema FIRJAN, por meio do Movimento Sindical, para fortalecer a representação sindical, a fim de aproximar as instituições de sua base empresarial. Para atingir esse objetivo, ao longo deste ano estão sendo realizadas seis missões internacionais,19 caravanas, 28 cursos de capacitação, entre outras ações.
A formação de líderes sindicais é uma das linhas de frente da atuação da Federação, por meio de cursos de capacitação, oficinas e benchmarking para conhecer iniciativas que possam ser replicadas. “Capacitamos empresários em diversos temas, sempre levando a mensagem da importância do associativismo, e também líderes e executivos sindicais. Temos ainda cursos de gestão, em parceria com o IEL, com condições especiais para os associados”, diz Angela Cunha, gerente do Movimento Sindical FIRJAN.
Até o início de 2016, haverá um grande evento reunindo toda a rede de sindicatos do Sistema FIRJAN, visando ampliar a percepção geral sobre o valor do associativismo. E para novembro deste ano, está prevista formação inédita de contadores, voltada para aumentar o conhecimento desses profissionais com o Sistema Indústria.
GESTÃO FINANCEIRA
Também como forma de apoiar a gestão financeira, duas ferramentas são disponibilizadas gratuitamente para as entidades filiadas: o Sistema Integrado da Gestão da Arrecadação (Siga) e o Sistema de Inteligência de Assessoria Sindical (BI, Business Intelligence), este último lançado no início do ano.
Um total de 89 sindicatos já aderiu ao Siga, podendo, assim, acessar uma base de dados atualizada das empresas de cada setor, informações possibilitadas por meio de parceira com a CNI. Os dados são oficiais, do Ministério do Trabalho e Emprego e da Receita Federal. O Movimento Sindical oferece todo o suporte sobre como utilizar e administrar o sistema. Já o BI permite conhecer informações estratégicas para aprimorar a gestão dos sindicatos.
A elaboração do planejamento estratégico dos sindicatos é outro serviço gratuito diferenciado. Alceir Corrêa, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Areal, Comendador Levy Gasparian e São José do Vale do Rio Preto (Sindal), montou, em agosto, o planejamento estratégico com apoio do Movimento Sindical. “Essa orientação nos ajuda a traçar nossas metas e atingi-las. Estamos pensando em 2020”, enfatiza ele.
ASSOCIATIVISMO EM ALTA
Segundo Corrêa, a base de associados ao Sindal já abrange mais de 50% das padarias da região, e este percentual continua em ascensão. “Desde 2011, quando assumi, aproximamos o Sindicato da Federação. O respaldo da FIRJAN ajuda a aumentar nossa base de associados”, avalia ele.
Para Sergei Lima, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Sul Fluminense (Singrasul), as ações do Movimento Sindical, entre elas as caravanas, permitem manter o empresário atualizado, especialmente os de pequeno porte. “Participar dos eventos isoladamente não traz as oportunidades diferenciadas que temos obtido nas caravanas. Um exemplo foi a ida à ExpoPrint Digital, em São Paulo, que reuniu empresários e docentes do SENAI e contou com visitas técnicas a empresas locais. O roteiro nos trouxe conteúdo profundamente técnico”, cita Lima, que também preside o Conselho de Assuntos Tributários do Sistema FIRJAN.
Outro exemplo de ação desenvolvida após reivindicação dos sindicatos do setor gráfico foi a nova Unidade Móvel de Impressão Offset, inaugurada em 19 de agosto pelo SENAI, para oferecer cursos no interior do estado.
Paulo Noel, presidente do Sindicato das Indústrias de Marcenaria da Região Serrana (Sindmarcenaria), enumera uma série de situações para as quais encontra apoio na Federação. “No caso da NR-12, por exemplo, percebemos que por intermédio da FIRJAN poderíamos ter uma parceria muito forte. De fato, foi o que aconteceu, tanto para lidarmos com as fiscalizações como para desenvolver um trabalho de adequação das empresas com mais um parceiro, o Sebrae, que está subsidiando 80% dos custos”, explica.
Noel cita ainda o apoio recebido em questões de licenciamento ambiental, em capacitação do empresário em gestão de excelência, no apoio à formação dos trabalhadores e em assessoria jurídica no período de dissídio coletivo: “Sempre busco apoio da FIRJAN. É o melhor caminho como parceira, pela estrutura e representatividade da Federação e pela expertise de seus especialistas”.
Jorge Rodrigues do Nascimento, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário da região de Duque de Caxias e do litoral Sul Fluminense (Sincocimo), destaca os serviços oferecidos pelo SESI para as empresas, como consultoria em Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). “A descentralização da Federação, por meio das Representações Regionais FIRJAN/CIRJ, permite um melhor relacionamento com as empresas de nossa área de abrangência. As demandas são repassadas localmente e conseguimos alcançar os resultados almejados. Isso tem sido muito bom”, analisa ele.
Para mais informações sobre os serviços, entre em contato com o Movimento Sindical FIRJAN pelos telefones 0800 0231 231 e 4002 0231 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Carta da Indústria