Com o objetivo de driblar a crise econômica e aumentar a produtividade das indústrias brasileiras, o programa Brasil Mais Produtivo, uma parceria do SENAI com o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vai escolher empresas do Rio de Janeiro para receber uma consultoria especializada. No estado, serão atendidas indústrias dos setores de Alimentos e Bebidas e Metalmecânico.
Em todo o Brasil, vão ser atendidas cerca de 3 mil empresas de pequeno e médio porte. O objetivo é que elas tenham um aumento de, no mínimo, 20% de produtividade. A metodologia usada pelos consultores, que vão mergulhar nos processos de produção das empresas, já foi testada e apresentou resultados expressivos, com grande redução nos custos de produção.
O trabalho dos consultores será fazer intervenções rápidas no processo produtivo usado pelas indústrias. O foco é atuar na diminuição dos sete tipos de desperdícios tradicionais que ocorrem no chão de fábrica: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimentos e defeitos.
Os empresários dos setores de Alimentos e Bebidas e Metalmecânico, no Rio de Janeiro, devem se cadastrar no site, e aguardar o contato dos consultores.
Fonte: Sistema FIRJAN