SENAI PANIFICAÇÃO MONTA UMA TÍPICA PADARIA FLUMINENSE E FAZ SUCESSO NO SIRHA RIO 2015 – SINDAL-TR
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

SENAI PANIFICAÇÃO MONTA UMA TÍPICA PADARIA FLUMINENSE E FAZ SUCESSO NO SIRHA RIO 2015



A variedade de pães de todas as regiões do estado, o tradicional pão na chapa com café e os minicursos do SENAI Panificação – presentes no estande do Sistema FIRJAN – atraíram um grande público de profissionais e estudantes dos setores de gastronomia e hotelaria, que visitaram o Sirha Rio 2015, encontro internacional de grandes chefs e da indústria do setor. O evento terminou no dia 16/10 com a participação do gerente de Pesquisa e Estatística da Federação, Cesar Bedran, que apresentou o estudo “Comportamento de consumo nas padarias fluminenses”, uma radiografia dos hábitos de consumo dos frequentadores das padarias fluminenses.

 

Durante os três dias de evento, milhares de profissionais circularam entre 80 marcas e expositores nacionais e internacionais, além de assistir aos concursos gastronômicos Bocuse D’Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie, e participar de seminários e palestras. No estande da Escola SENAI de Panificação, o visitante conheceu um pouco mais dos produtos oferecidos pelas padarias e confeitarias espalhadas pelo estado, que atendem não só ao consumidor final, mas também a boa parte dos hotéis, restaurantes, bufês, escritórios e indústrias, fornecendo pão francês, careca baguette, bolos, sonhos, brioches, pães artesanais, tranças doces, sobremesas com herança portuguesa e influências do Brasil e do mundo.

 

Técnica do SENAI Panificação Tijuca, Roberta Lima ministra um minicurso de Cup Cake. Foto: Fabiano Veneza

Técnica do SENAI Panificação Tijuca, Roberta Lima ministra um minicurso de Cup Cake. Foto: Fabiano Veneza

 

No primeiro dia (14/10), os cursos de Cup Cake e Pop Cake, ministrados pela técnica do SENAI Panificação da Tijuca, Roberta Lima, teve uma grande audiência de alunos e pessoas interessadas em gastronomia. Além dela, o chef em gastronomia Lyndon Johnson, da Bunge Alimentos, também encantou o público com dicas sobre técnicas de apresentação de mono porções em confeitaria.

 

“É a primeira vez que ocorre um evento desse porte aqui no Brasil. Isso é muito importante para incentivar a gastronomia carioca. A participação da FIRJAN aqui só reforça a indústria de alimentação”, destacou Johnson.

 

Além do público, que procurou o estande para obter mais informações sobre os cursos do SENAI tanto no setor de panificação como em outros segmentos de alimentação e bebidas, o local foi ponto de encontro dos empresários fluminenses, que vieram em caravanas do interior do estado para visitar a feira.

 

Passaram pelo local, representantes das representações sindicais do setor: Sindicato das Indústrias Alimentação de Nova Friburgo (SindaNF), Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria e Alimentação do Sul do Estado do Rio de Janeiro (Sipacon), Sindicato de Alimentação e Panificação de Três Rios e Região (Sindal), Sindicato das Industrias de Panificação e Confeitaria de Niterói e São Gonçalo, Sindicato das Indústrias Alimentos e Panificação da Baixada Fluminense (Simapan) e Sindicato da Indústria de Panificação e  Confeitaria de Produtos de cacau e Balas, de Massas alimentícias e Biscoito, de Cerveja e Bebidas em Geral e Doces e Conversas Alimentícias de Campos (Sipal). Os grupos aproveitaram para celebrar o Dia do Pão, comemorado em 16 de outubro.

 

Pães de todas as regiões do estado do Rio emolduraram o estande da Escola SENAI de Panificação no Sirha Rio. Foto: Fabiano Veneza

Pães de todas as regiões do estado do Rio emolduraram o estande da Escola SENAI de Panificação no Sirha Rio. Foto: Fabiano Veneza

 

Proprietário da Padarial Madrigal, em Volta Redonda, e diretor do Sipacon, Paulo Marques aprovou o estande e a participação do Sistema FIRJAN, por meio da panificação, no evento internacional. Segundo ele, hoje as padarias já são associadas a locais para fazer uma refeição, equiparando-se aos restaurantes. “As padarias estão associadas a alimentação, seja por um sanduiche ou refeição rápida. E, mais do que isso, oferecemos serviços. Por isso, é importante destacarmos essa indústria”, afirmou o empresário.

 

Diretor comercial da Vitalis/Chinezinho Indústria de Alimentos, Roberto Luiz Sampaio Silveira também passou pelo estande da Escola SENAI de Panificação. Segundo ele, o Sirha Rio atendeu as expectativas tanto do profissional de gastronomia quanto dos próprios fornecedores da cadeira de alimentos e hotelaria. Para ele, a cidade do Rio e a indústria de alimentos, na qual está inserida a panificação, ganham com o evento internacional.

 

Fonte: Sistema FIRJAN

Compartilhe: