Empresários da região Centro-Sul se reuniram no dia 9 de julho, na Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Três Rios, para debater o “Cenário de energia elétrica no país”. A especialista em Competitividade Industrial e Investimentos da Federação, Tatiana Lauria, apresentou a perspectiva energética para os próximos anos.
“As chuvas de março reduziram o risco de ocorrer racionamento de energia, embora o nível dos reservatórios das hidrelétricas ainda esteja baixo para o fim do período úmido”, explicou Tatiana Lauria.
Atualmente, o Brasil possui a energia mais cara entre 28 países, segundo ranking elaborado pelo Sistema FIRJAN. A especialista Tatiana Lauria comentou ainda que o Brasil é o terceiro país com mais horas de interrupção no abastecimento de energia, perdendo apenas para a Índia e a Argentina.
Lauria falou também sobre o programa de massificação de eficiência energética para pequenas e médias empresas. Estruturado pelo Sistema FIRJAN em parceira com o SENAI, o SEBRAE e o SINDISTAL, o programa oferecerá às indústrias um diagnóstico energético para a adoção de medidas de eficiência a baixo custo, o que permitirá que se tornem mais competitivas.
No encontro, o gerente Cível e de Defesa de Interesses do Sistema FIRJAN, Diogo Mello, esclareceu as dúvidas dos empresários sobre as questões legais e prejuízos por conta das interrupções no abastecimento de energia elétrica.
De acordo com Alceir Corrêa, presidente da Representação Regional da FIRJAN e do Sindicato da Indústria de Alimentação e Panificação de Três Rios e Região (Sindal), o encontro serviu para identificar os problemas que estão prejudicando o desenvolvimento industrial em Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian, Areal e São José do Vale do Rio Preto.
“Esta foi uma boa oportunidade para o empresário perceber onde está gastando muito, onde pode economizar, onde deve manter o que está funcionando bem e, a partir daí, traçar metas para este e o próximo ano”, disse Alceir Corrêa.
O Sindicon-TR, também estava representado no encontro através do seu presidente Waldir dos Santos Júnior, que também é vice-presidente da Representação Regional da FIRJAN em Três Rios.
Fonte: Sistema FIRJAN