O SINDAL está concorrendo com cinco ações e projetos ao Prêmio Melhores Práticas Sindicais, promovido pelo Sistema FIRJAN, em parceria com a Fiesp, para reconhecer e valorizar as boas práticas realizadas pelos sindicatos patronais filiados, estimulando a promoção de novas ações em benefícios das empresas do estado do Rio.
A ação de prospecção de novos associados “Boa parceria SINDAL, SESI e SENAI” e os canais de comunicação digitais do Sindicato concorrem à categoria Comunicação, Programas de Associativismo e Promoção Comercial. A parceria entre o SINDAL e a Light, empresa fornecedora de energia, concorre à categoria Defesa de Interesses. O programa voltado para qualificação de mão de obra para o setor de panificação e confeitaria, por sua vez, está concorrendo entre as ações de Responsabilidade Social. Já o Benchmark, em parceria com a FIRJAN, promove visitas às principais feiras de negócios do setor, concorre na categoria Infraestrutura e Gestão Comercial.
BOA PARCERIA SINDAL, SESI E SENAI
O objetivo da ação de associativismo é ampliar a representatividade do Sindicato entre as empresas e captar novos associados através da apresentação conjunta dos produtos e serviços oferecidos pelo Sindicato, pelo SESI e pelo SENAI. “Identificamos o crescimento de 60% no quadro de associados do SINDAL após início parceria, que acontece há cerca de três anos”, comemora presidente do Sindicato, Alceir Corrêa.
O processo se inicia a partir da identificação das empresas de alimentos localizadas nas regiões representadas pelo SINDAL e seus respectivos portes (pequenas, médias ou grandes), da segmentação da base e da estruturação de calendário de visitação. As visitas de prospecção acontecem semanalmente e são realizadas sempre por dois profissionais, um do Sindicato e outro do Setor de Relações com o Mercado do SESI/SENAI.
“Com esta parceria, agregamos valor às visitas às empresas do setor e potencializamos a abordagem na prospecção”, diz Alceir.
Em todos os casos de prospecção é utilizado o material de divulgação dos serviços e conteúdo explicativo sobre as ações do Sindicato. Na ocasião, também é reforçado que o Sistema FIRJAN oferece, através do SESI/SENAI, produtos e serviços para os associados com valores diferenciados, como o Programa do Combo da Qualidade de Vida, as consultas médicas e odontológicas, os exames laboratoriais, o SESI clube, e os cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional. Além de assessorias jurídicas e contábeis, ao se associar ao SINDAL, as empresas passam a contar com palestras sobre temas de interesse, caravanas a feiras do setor, visitas técnicas e convites para eventos em comemoração ao Dia do Panificador.
A ação contempla, ainda, contatos após a visita inicial para efetivação da associação e manutenção do relacionamento.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO DO SINDAL
Através do envio mensal de newsletter digital e do envio semanal de e-mails informativos, o SINDAL leva às empresas da região de Três Rios conteúdos relevantes para o fortalecimento dos negócios locais. Nos canais de comunicação do sindicato são oferecidas informações sobre eventos, cursos, palestras, feiras do setor de alimentação, questões jurídicas e trabalhistas, dicas sobre redução de energia elétrica e, ainda, novas receitas de pães.
“Por meios destes envios, alcançamos um maior grupo de empresas e estreitamos o relacionamento com nossos associados”, diz o presidente do sindicato.
CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA DA REGIÃO
Na região de Três Rios, representada pelo SINDAL, a maioria das panificadoras utiliza forno elétrico em suas produções e, para estas empresas, a falta de energia significa falta de produtos, em especial, de pão francês, e o desperdício de alimentos como queijos e sorvetes. A solução para a melhora da prestação de serviço para as empresas associadas aconteceu a partir de uma série de reuniões promovidas pelo SINDAL entre empresários e representantes da Light.
As propostas foram desenhadas em conjunto, como a criação de linha telefônica e e-mail exclusivos para os empresários entrarem em contato com a Light em caso de problemas no abastecimento de energia nos estabelecimentos. Para estes casos, a Light garante atendimento imediato.
“Antes, o prejuízo era enorme para o empresário. O bom relacionamento com a empresa fornecedora de energia nos permitiu fazer este acordo que busca minimizar os custos de produção para as empresas do setor de alimentos e panificação da nossa região”, conta Alceir Corrêa.
ESTÍMULO PARA O RETORNO DOS PROFISSIONAIS AO MERCADO DE PANIFICAÇÃO
Nos últimos anos, percebeu-se que as indústrias de panificação da região estavam perdendo mão de obra em função do programa social do governo Bolsa Família. O sindicato, em parceria com o responsável pelo programa, decidiu sistematizar um processo simples de banco de currículo com informações básicas de profissionais fora do mercado e disponibilizá-las para as empresas associadas.
“Verificamos que um número significativo de candidatos inscritos no banco de currículos já foi selecionado por empresas associadas ao sindicato. A valorização de pessoas e o retorno ao mercado é um dos principais resultados dessa prática”, conta Alceir Corrêa.
BENCHMARK: UM FATOR CRÍTICO DE SUCESSO PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ALIMENTAÇÃO DE TRÊS RIOS
A ação de benchmark promovida pelo SINDAL é a quinta e última prática inscrita no Prêmio pelo sindicato. Através da estruturação de um calendário anual de visitas aos principais eventos de panificação e confeitaria do país e visitas técnicas a empreendimentos de sucesso, o programa dá a oportunidade de as empresas de Três Rios verificarem boas práticas realizadas em outras regiões, que podem trazer benefícios para seu negócio.
“A participação nas principais feiras e visitação a empresas de sucesso é uma demanda expressiva dos associados, sendo que a estruturação desse calendário foi a alternativa para atender a esse pleito”, explica Alceir.
Os vencedores do Prêmio Melhores Práticas Sindicais serão conhecidos no dia 18 de novembro de 2014, em cerimônia que acontece na sede da FIESP, em São Paulo.