O nível de atividade das indústrias do Centro-Sul Fluminense ficou estável durante o mês de março. O indicador de volume de produção atingiu 48,8 pontos, mostrando estagnação, e com isso a indústria supriu a demanda por seus produtos através da redução do nível de estoques.
Os dados constam no estudo Sondagem Industrial, divulgado pelo Sistema FIRJAN no dia 5 de maio. A pesquisa varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50 representam melhora ou aumento.
Os industriais também sinalizaram insatisfação em relação às condições financeiras de suas empresas durante o primeiro trimestre do ano. A situação financeira piorou, com redução da margem de lucro e maior dificuldade de acesso ao crédito.
Para os próximos seis meses, os empresários entrevistados seguem pessimistas. Diante da expectativa de retração da demanda por produtos industriais, eles esperam queda na compra de matéria-prima e no número de empregados. Já a perspectiva em relação às exportações ficou próxima da estabilidade.
Participaram da Sondagem Industrial empresas de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Comendador Levy Gasparian.
Acesse a íntegra da Sondagem Industrial – Região Centro-Sul Fluminense
Fonte: Sistema FIRJAN