MISSÃO EMPRESARIAL CONHECE TENDÊNCIAS DA PANIFICAÇÃO – SINDAL-TR
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

MISSÃO EMPRESARIAL CONHECE TENDÊNCIAS DA PANIFICAÇÃO



Entre os dias 9 e 14 de junho, representantes de sete sindicatos do setor de panificação participaram, na Argentina, de diversos encontros e visitas técnicas com o objetivo de obter informações sobre inovação, qualificação e gestão no segmento de padarias e confeitarias. Foram representados na comitiva 959 padarias de todo o Estado do Rio.

 

Na manhã do dia 10 de junho, o grupo visitou a Federación Industrial Panaderil de Buenos Aires, que representa os empresários do setor na província de Buenos Aires. Depois disso, seguiu para o Instituto Mausi Sebess, instituição latino-americana de artes culinárias mais premiada em todo o mundo. Um dos pontos altos da missão foi a passagem pela Fihtep, feira com novidades para padarias, pizzarias e sorveterias, na terça-feira.

Nos dias seguintes, os empresários fluminenses conheceram padarias famosas pela tradição e a sofisticação de seus produtos, como a L’Epi e a La Argentina, no Bairro de Belgrano, além da La Buenos Aires, em Flores. Passaram, também, pela Escuela de gastronomia Mariano Moreno. A missão foi concluída nesta sexta-feira, com visita ao Molino Cañuelas, o maior exportador de farinha de trigo da Argentina, na cidade de Pigüé, região central do país.

 

Segundo a supervisora técnica de Alimentos e Bebidas do Sistema FIRJAN, Márcia Losso, a missão renderá muitos frutos ao segmento de panificação. “As visitas técnicas foram todas enriquecedoras, além do benchmarking com empresas argentinas, os representantes do setor tiveram a oportunidade de conhecer os produtos utilizados e as tendências para os próximos anos”, disse.

 

Márcia conta que a visita à Fihtep também foi positiva. “Temos empresários que iniciaram, durante a feira, negociações com empresas expositoras. A expectativa é de que estes negócios se concretizem”, completou.

 

Para a delegada efetiva do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Gonçalo, Rita de Cássia de Almeida Bousquet, o intercâmbio de cultura de negócios foi o ponto alto das visitas. “A missão foi interessantíssima e muito produtiva. Conhecemos várias empresas e escolas e pudemos identificar as diferenças entre os sistemas utilizados no Brasil e na Argentina, como a formação técnica de profissionais e a relação entre os empresários e seus colaboradores”, explica. Rita também representou o Sindicato das Indústrias de Massa de Niterói e São Gonçalo.

 

Além de Rita, fizeram parte da missão, pelos sindicatos, Alceir José Corrêa e Márcio Luiz de Mello Correia, presidente e delegado suplente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Três Rios e Região; Dúlio Manuel dos Santos Mota, delegado efetivo do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro; José Orlando de Souza, diretor social do Sindicato das Indústrias de Panificação do Sul do Estado Fluminense; José Paulo Alonso, delegado suplente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Gonçalo; Roberto Badro e Aurélio da Silveira Silva, presidente e delegado efetivo, respectivamente, do Sindicato das Indústrias de Cervejas e Bebidas em Geral, Produtos de Cacau e Balas, Doces e Biscoitos de Petrópolis; Alessandra Gomes Kneipp, Marco Aurélio Fernandes e Alfredo Eccard, respectivamente 1ª secretária e delegado suplente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Petrópolis.

 

Qualificação e investimentos
Organizada pelo Movimento Sindical e o Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema FIRJAN, a missão iniciou os trabalhos no domingo (9), com uma reunião entre os representantes de sindicatos e o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que prestou contas da atuação da instituição em prol da competitividade e da defesa dos interesses do setor nos últimos cinco anos.

 

 
Representantes de sindicatos de Panificação se reuniram com o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, em Buenos Aires, para obter informações sobre inovação e qualificação no segmento.

 

Entre as iniciativas, Gouvêa Vieira ressaltou a qualificação de 5.300 profissionais pelo SENAI, os investimentos de R$ 5 milhões na construção de escolas e manutenção de unidades móveis de ensino, a promoção de quatro missões sindicais no exterior anteriormente, a oferta de cursos de capacitação empresarial e a criação de um simulador que ajuda o empresário a escolher entre gás e energia elétrica como matriz energética.

 

“Conhecer de perto o melhor da panificação na Argentina dará ao setor novos subsídios na busca pela competitividade, por meio da inovação nos produtos, na gestão e na operação. É importante salientar que o Sistema FIRJAN é e continuará sendo o parceiro indispensável dos sindicatos nesse processo. Vamos continuar trabalhando para que as padarias fluminenses se tornem destaque nacional e até mundial”, ressaltou o presidente na ocasião.

 

Fonte: Sistema FIRJAN

 

Compartilhe: