FÓRUM DE ALIMENTOS E BEBIDAS PROMOVE ENCONTRO COM SETOR DE EMBALAGENS

Com o objetivo de proporcionar a interação entre os diversos setores industriais fluminenses, o Fórum Empresarial da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas do Sistema FIRJAN organizou um debate para modelar um encontro de negócios entre os setores  de alimentos e bebidas e  o  de embalagens, que reunirá os segmentos gráfico, plástico e de papel.

 

“Os encontros de negócios são importantes para fomentar as parcerias locais”, opina José Antero, coordenador do Fórum. Segundo ele, 92% do volume das embalagens vêm de outros estados.

 

“Usar fornecedores locais é sempre mais vantajoso para as empresas porque possibilita diminuir os custos de produção, ao eliminar gastos com transporte de material, por exemplo”, complementa ele que é diretor da Vitalis/Chinezinho.

 

Para entender a demanda do setor, a FIRJAN organizará dois eventos para reunir empresas compradoras e fornecedoras de embalagens. O primeiro, será realizado em 21 de agosto, atenderá ao setor de alimentos; e o segundo, acontecerá em 21 de setembro, será direcionado para indústria da panificação. Além dos eventos, a Federação criará, posteriormente, um catálogo de empresas fornecedoras de embalagens no estado do Rio.

 

Simone Amorim, coordenadora de Desenvolvimento Sindical e Empresarial da Federação, explica que os eventos contarão com 10 empresas âncoras do setor de alimentos e bebidas, baseada em um recorte setorial e regional. “Cada uma delas apresentará uma lista de demandas de embalagens com seus respectivos volumes de consumo anual. Com as informações levantadas, será elaborado um relatório que guiará o encontro de negócios”, explicou.

 

Ilma Tokugana, diretora executiva da sorveteria Sol a Sol, espera ampliar o número de fornecedores locais, a partir dos eventos: “Será uma grande oportunidade para otimizar o tempo de entrega da mercadoria e custos logísticos”. Ainda segundo a diretora, a iniciativa ajudará a fortalecer a economia fluminense.

 

Complementando, Marcelo Oazen, vice-presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), acredita que a iniciativa da FIRJAN será benéfica para vários setores econômicos. “É muito importante incentivar a compra de materiais do próprio estado, pois gera valor, movimenta toda uma cadeia e, em longa escala, gera mais empregos também”, disse Oazen, que também é diretor do Grupo Plastlab.

 

Para Sergei Lima, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Sul Fluminense (Singrasul) e diretor da Gráfica Editora Lima, a iniciativa é uma ferramenta estratégica de networking. “A proximidade entre empresas âncoras e fornecedores nos permite conhecer, de fato, a demanda um do outro”, concluiu ele que também preside o Conselho de Assuntos Tributários da Federação.

 

Estas ações fazem parte do Programa de Acesso a Mercado do Sistema Firjan. A reunião aconteceu em 16 de maio, na sede do Sistema FIRJAN.

 

Fonte: Sistema FIRJAN

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO DE TRÊS RIOS, PARAÍBA DO SUL, SAPUCAIA, AREAL, COMENDADOR LEVY GASPARIAN E SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO
Rua Prefeito Walter Francklin, 149 - Sala 02
Centro - Três Rios - RJ
CEP: 25803-010
Tel: (24) 2251-5329 / Fax: (24) 2252-0308
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sindicato filiado ao:

Apoio:

Copyright © 2017 SINDAL-RJ - Todos os Direitos reservados - Desenvolvido por SENAI-RJ.