Firjan SENAI une indústria cervejeira e panificação para criar produtos inovadores – SINDAL-TR
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

Firjan SENAI une indústria cervejeira e panificação para criar produtos inovadores



Um produto inovador, que une a indústria cervejeira e a de pães, está sendo desenvolvido na Firjan SENAI Tijuca. A cerveja Weizenbock (de trigo, estilo bock), feita a partir de farelo proveniente de resíduo das indústrias de panificação, será uma das novidades apresentadas no Mondial de La Bière (Píer Mauá, 5 a 9/09). A produção colaborativa da bebida faz parte de projeto recém-lançado pela federação para desenvolver o setor cervejeiro fluminense.

A ideia é lançar em 2018 no mínimo três rótulos que envolvam diferentes setores trabalhando juntos. Entre as cervejarias participantes, estão a Esplêndido e a Suburbana. “Temos vários serviços, que vão da educação profissional à prestação de serviços laboratoriais e consultorias voltadas para a melhoria do processo e do produto. O projeto foi criado para dar suporte às micro e pequenas cervejarias”, destaca José Gonçalves Antunes, especialista setorial de Bebidas da Firjan.

Luta contra o desperdício
A cerveja Weizenbock foi escolhida, segundo Gonçalves, por ser um estilo pouco explorado no Brasil e tradicional na Alemanha: “São cervejas escuras, encorpadas, de teor alcoólico médio-alto, que mesclam o paladar de banana e cravo com os de malte e pão tostado, daí o uso do farelo na composição”.

Já com a Suburbana foi produzida uma Gose, retomando uma antiga tradição alemã, a de produzir uma bebida que não segue a lei da pureza e leva sal marinho e coentro como matérias-primas.

Mariana Boynard, cervejeira e administradora da Esplêndido, pensa que o mais importante do projeto é a luta contra o desperdício. “Estamos criando uma receita nova usando resíduos de outro setor. Essa ideia agrega valor a todos os envolvidos”, afirma.

Além da produção da cerveja, será feito, em contrapartida, um pão com bagaço de malte, retroalimentando a indústria panificadora com um resíduo da cervejaria.

A inciativa está inserida dentro do conceito de convergência setorial, que a federação vem trabalhando. A premissa é encontrar soluções e sinergias entre setores diferentes, ajudando a criar novos modelos de negócios, produtos ou processos.

Fonte: Firjan

Compartilhe: