FIRJAN REALIZA 5º CONGRESSO DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA E LANÇA PESQUISA DE CONSUMO – SINDAL-TR
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

FIRJAN REALIZA 5º CONGRESSO DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA E LANÇA PESQUISA DE CONSUMO



A FIRJAN realizou, no dia 10 de abril, o 5º Congresso de Panificação e Confeitaria, que reuniu empresários do setor de todo o estado. O tema do Congresso este ano foi “As novas experiências da padaria”, cujo objetivo era despertar os empresários do segmento para os conceitos da indústria criativa, especialmente o DESIGN, destacando-o como ferramenta para valorização de marcas, produtos, e serviços no setor de Panificação. Durante o evento, foi apresentada uma pesquisa de comportamento de consumo nas padarias fluminenses feita pelo Sistema FIRJAN.

 

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, participou da abertura do evento e ressaltou a importância e a tradição do setor para o estado. “O setor de panificação no Rio de Janeiro é muito tradicional e tem um jeito especial de estar presente na vida de cada consumidor. Temos aqui no Rio a tradição e a cultura do pão francês. Fazemos questão de valorizar as histórias das padarias e os padeiros, que cuidam diariamente da produção, com todo capricho e afeto”, destacou. 

 

Eduardo Eugenio discursa na abertura do evento (Foto: Fabiano Veneza)

 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), José Batista de Oliveira, falou sobre a relevância do design para a rentabilidade das panificadoras. “O tema do nosso congresso desse ano é muito importante. Sabemos que o consumidor compra pelo olho. Por isso precisamos apresentar um ambiente saudável e uma imagem positiva dos nossos produtos. Isso faz comprar”, afirmou.

 

Pesquisa

 

A pesquisa de consumo feita pelo Sistema FIRJAN realizou 951 entrevistas na Região Metropolitana do Rio e em cidades do interior do Rio de Janeiro. Foram ouvidos consumidores das classes A, B e C, na segunda quinzena de março e início de abril deste ano. O objetivo da pesquisa é mostrar o perfil do consumidor que frequenta as padarias do estado. 

 

De acordo com a gerente de Pesquisa e Estatística da FIRJAN, Hilda Alves, a pesquisa mostrou que clientes de todas as classes sociais e regiões dão importância ao design da loja e de produtos expostos. “Os modelos de padaria estão convivendo. O consumidor está indo a todos os tipos: tradicional, gourmet e boulangerie. Porém, se tivesse que escolher um modelo, a maior parte optaria pela padaria gourmet”, disse. 

 

Quando se analisa as regiões, a frequência nas padarias tradicionais é maior na Região Metropolitana (79% dos entrevistados dizem que costumam ir) do que no interior, onde o percentual é mais elevado com relação às padarias do tipo gourmet: 54% do total. A boulangerie também é mais procurada pelo consumidor do interior: 27% dos entrevistados, ante 14% da Região Metropolitana.

 

Ambientação da escola de Panificação SENAI Rio (Foto: Fabiano Veneza)

 

Cases

 

Um dos casos de sucesso apresentados durante o congresso foi o da Boulangerie Carioca. A padaria foi inaugurada em fevereiro e tem inspiração nas padarias francesas, com atendimento exclusivo e personalizado. Segundo o empresário Rodrigo Ayres, o objetivo de seu estabelecimento é fazer com que os clientes se sintam felizes. “Eu quero imprimir uma marca. Sei fazer café, pão, mas o que eu vendo é felicidade”, destacou o empresário.

 

Outro caso de destaque foi o da Alquimia do Pão, uma padaria na Tijuca, em que são oferecidos serviços tradicionais, como o frango de padaria, além de serviços alinhados ao desejos dos consumidores, como a existência de uma choperia no local. Segundo a empresária Regina Corato, o local também serve de ponto de encontro para amigos e familiares do bairro. “A concorrência é muito grande, mas a proximidade com o cliente e os elogios me fazem ir em frente. Queremos manter a tradição mas também investir nesse novo conceito de padaria”, disse.

 

Convenção da ABIP no Rio

 

Nos dias 8 e 9 de abril foi realizada a 67ª Convenção Nacional da ABIP, com apoio do Sistema FIRJAN. O encontro reuniu presidentes de sindicatos do setor de todo o Brasil, que debateram temas como a NR-12, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho sobre máquinas e equipamentos, além do custo da energia elétrica e outros temas de interesse.

 

Fonte: Sistema FIRJAN

Compartilhe: