Firjan capacita empresas para atuação no Comércio Exterior – SINDAL-TR

Firjan capacita empresas para atuação no Comércio Exterior

A Firjan inicia em 23 de julho mais uma turma do programa de Capacitação em Comércio Exterior para as empresas de Petrópolis e região. Nas duas primeiras edições, 55 profissionais de onze diferentes empresas foram capacitados com uma visão completa dos processos do mercado internacional. A iniciativa é organizada pela Firjan Internacional e tem parceria da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) e as aulas são realizadas na Representação Regional da Firjan/Cirj em Petrópolis (Av. Dom Pedro I, 579 – Centro). Os encontros são semana e seguem até 28 de setembro.

O Programa faz uma imersão em todo o processo de importação e exportação permitindo que os profissionais que atuam em diferentes áreas nas empresas sejam capacitados em todas as práticas do comércio exterior, com especial atenção às questões operacionais e à análise documental.

O avanço de 26% nas exportações no ano passado, acima da média nacional, possibilitou que o estado do Rio obtivesse superávit recorde de US$ 10,6 bilhões, mais que o dobro do registrado em 2016. O resultado aponta uma alternativa para as empresas ampliarem suas vendas enquanto o mercado interno segue retraído.

O administrador de empresas, João Victor Hasselmann viu no comércio exterior a oportunidade de aumentar as vendas da empresa da família e, por isso, os últimos anos foram de busca por informações sobre o complexo processo de exportação. “Não chega a ser um bicho de sete cabeças, mas é preciso entender toda a dinâmica dos processos de exportação. São muito documentos, ferramentas e aspectos que devem ser percebidos na hora de pôr um produto à venda em outro país”, explica João Victor.

A falta de domínio do empresário nos negócios internacionais pode ser uma barreira para a expansão desse comércio nos pequenos negócios, acredita. Para ele, buscar cursos com maior profundidade de conhecimentos no assunto foi primordial. “Acertei em buscar esse curso que me deu uma visão sistémica de todo o processo. A quantidade de processos não diminuiu por isso, mas ficaram mais claros e simples de serem cumpridos”, completa.

A Doces D’Angelo, pequena empresa de doces instalada em Areal há 26 anos, conseguiu enviar mais de 50 mil unidades do seu carro-chefe, o quindim em lata, para os Estados Unidos nos últimos meses. “Faz um enorme sucesso por ser um doce com as raízes do Brasil. É o gosto do quindim tradicional dentro de uma lata. Conseguimos colocar o gostinho brasileiro dentro de uma latinha e ganhar o mundo” conta o administrador, lembrando da origem do doce durante o Brasil Império.

O treinamento cobre todos os aspectos procedimentais e operacionais, com abordagem prática e estratégica e visão integrada de todo fluxo operacional, para atender às necessidades dos colaboradores que atuam em áreas distintas na estrutura das organizações.

Serão 9 módulos (sendo um por semana) e um projeto complementar para simular o processo completo de exportação/importação: Classificação Fiscal de Mercadorias e Incoterms – Termos Internacionais de Comércio; Procedimentos e Rotinas na Importação e Exportação; Declaração Única de Exportação; Certificado de Origem e Ata Carnet; Análise e Preenchimento de Documentos na Exportação/Importação; Gestão Tributária e Regimes Aduaneiros; Seguro de Transporte Internacional de Cargas e Estratégia em Logística Internacional.

Os interessados podem obter informações sobre o conteúdo do curso e valores e, realizar as inscrições pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.