Que tal uma cerveja com frutas, chocolate e até rapadura? Algumas misturas podem até parecer inusitadas, mas quem gosta de apreciar as bebidas artesanais se acostumou com a infinidade de sabores e está sempre em busca de novidades. Isso, é claro, acaba contribuindo para o avanço do segmento.
De acordo com a Abrabe, a Associação Brasileira de Bebidas, as microcervejarias representam menos de 1% do setor cervejeiro nacional. Mas a expectativa da associação é de que o segmento dobre de tamanho na próxima década.
Os consumidores estão em busca de mais sabor e satisfação sensorial. Esses fatores contam muito para quem gosta dessas cervejas especiais.
A associação calcula que existem hoje cerca de 200 microcervejarias no Brasil, concentradas principalmente nas regiões sul e sudeste do país. A maioria delas têm origem familiar e produção em pequena escala.
Para se ter uma ideia do potencial de crescimento do setor, veja a comparação com os números do mercado americano. Por lá já são quase 3,5 mil microcervejarias, quase 18 vezes mais que aqui. Cinco anos atrás elas representavam 5% do mercado cervejeiro dos Estados Unidos. Em 2014, essa fatia já estava em 11%.
De acordo com a Associação dos Cervejeiros dos Estados Unidos, as cervejas artesanais movimentaram quase US$ 20 bilhões no país no ano passado.
Fonte: G1